Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Plantio de mudas no Utinga marca encerramento de ações da Semana do Meio Ambiente

Compromisso de adotar os princípios da Carta da Terra para a elaboração e condução de políticas públicas estaduais foi destaque.

Por Bruna Brabo (SEMAS)
11/06/2021 15h43

Em seu último dia de programação, a Semana do Meio Ambiente de 2021 promoveu mais um plantio de mudas de espécies nativas da região amazônica. Nesta sexta-feira (11), o Parque do Utinga, em Belém, recebeu mudas de diversas espécies, como acapu, açaí, tauari, ipê, andiroba. O evento contou a presença de servidores da da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio).

Semas, IDEFLOR-Bio e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) atuaram em parceria durante a Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira (8) com o tema “Caminhos para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia”. Em sua programação, a Semana contou com diversas ações de educação e conscientização ambiental, lives com debates entre especialistas da área ambiental e com plantio de mudas na capital e no interior do Estado com o apoio dos municípios.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, destacou a importância do envolvimento das comunidades em atividades como plantio de mudas e destacou os benefícios deste tipo de ação para as próximas gerações: “Hoje, a gente encerra uma semana em que nós realmente nos dedicamos para trazer um momento de reflexão e conscientização da população, nós pudemos trazer o que estamos pautando dentro da Secretaria de Meio Ambiente no contexto do Plano Amazônia Agora e de seus quatro eixos. É momento que pudemos interagir com a população e dar o sentido de pertencimento das pessoas que ainda não perceberam que o meio ambiente e a Amazônia são novos consensos para a conservação e o desenvolvimento da nossa população”, ressaltou.

Entre os destaques do evento foi a formalização do compromisso de adotar os Princípios da chamada Carta da Terra para a elaboração e condução de políticas públicas estaduais pelo governador Helder Barbalho, na última segunda-feira (07). 

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Karla Bengtson, afirma que as ações dos últimos dias têm estimulado uma reflexão sobre as práticas que contribuem para o benefício do meio ambiente. “Esta Semana do Meio Ambiente foi importante, significativa para nós, servidores do estado. É um momento muito especial que estamos vivenciando, que nos tem oportunizado a condição de refletir sobre as nossas práticas, as nossas vivências, numa pauta tão extraordinária, mas tão desafiadora que tem sido o meio ambiente. E tanto Semas quanto Ideflor são instituições que têm papéis extremamente relevantes nesta caminhada. Nossas missões institucionais convergem justamente neste intuito. Esta manhã ficará marcada em nossos corações, o plantio fica registrado nas nossas vidas, nas nossas histórias. Através deste ato simbólico, deixamos um presente para as nossas futuras gerações.”

Para Jéssica Brilhante, servidora da Semas, o legado da ação é motivo de orgulho: “Eu conheço este parque antes de virar Parque do Utinga e o fato de ter plantado mais uma árvore para as gerações futuras é algo muito importante. Que estas ações de sensibilização pelas quais a gente passou por esta semana, com tantas tarefas, lives, ações de educação ambiental, conscientização ambiental, possam se prolongar por mais anos e anos. E sempre nesta parceria da Semas com o Ideflor-Bio. Esta grande ação que a gente conseguiu fazer em parceria se tornou mais um sonho realizado. Será um motivo de muito orgulho poder mostrar aos meus filhos as árvores que plantei aqui no Utinga.”

A ação também teve apoio do Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), que monitora as mudas plantadas em áreas alteradas. 

Socorro Almeida, diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, ressalta que plantar dentro do Parque do Utinga representa a continuidade da floresta, proteção das unidades de conservação e principalmente da garantia de vida do planeta Terra.

Texto: Colaboração de Patricia Madrini (Ascom Ideflor)