Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo autoriza início da obra de reconstrução da escola Dom João VI e entrega benefícios em Capanema

Serviços de requalificação de prédio escolar serão retomados a partir da próxima segunda-feira (14)

Por Matheus Rocha (SEAC)
11/06/2021 17h36

O Governador Helder Barbalho participou, na manhã desta sexta-feira (11), do ato de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de reconstrução da Escola Dom João VI, no município de Capanema. A notícia trouxe alegria e esperança para quem um dia estudou na escola e sabe da importância da instituição para o município. É o caso do cabeleireiro Júnior Almeida. O maranhense chegou na cidade ainda na adolescência e concluiu os estudos na escola Dom João. Nos últimos anos ele assistiu com tristeza à deterioração do prédio onde funcionava a escola. 

“Era uma escola muito boa. O melhor colégio estadual de Capanema. Há cerca de oito anos a antiga gestão estadual começou uma reforma. Eles só tiraram o telhado e o prédio ficou abandonado. Espero que dessa vez saia um novo prédio. É muito importante pra gente.” declarou o cabeleireiro. 

O comerciante Mauro Alexandre é dono de um estabelecimento localizado ao lado do prédio da escola. Na década de 1980 ele também estudou no local. Hoje ele aguarda com ansiedade pela reforma do prédio. 

‘Esse era o melhor colégio de Capanema. Nosso sonho é ver a escola funcionando de novo. Tenho fé em Deus que isso vai acontecer”. declarou o morador. 

A obra da nova escola Dom João VI irá contemplar um prédio de dois andares, com 25 salas de aula, quadra coberta, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, e espaço de convivência. Atualmente, a unidade de ensino atende 1.200 alunos que estão matriculados no ano letivo de 2021, nas modalidades de ensino fundamental II e médio, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Durante as obras, os alunos seguirão estudando em um espaço alugado. O prazo para a reconstrução do prédio da escola está estimado em 15 meses. 

Durante o ato de assinatura, o governador Helder Barbalho destacou a importância da escola para o município de Capanema. “Esta é uma escola que se confunde com a história de várias gerações de moradores de Capanema. Quando vim aqui pela primeira vez, em 2019, tinha uma placa do governo anterior dizendo que estava fazendo uma obra no local, mas, na verdade, eram só escombros. Um retrato de como pegamos a educação pública deste estado”, destacou o chefe do Executivo.

O governador também afirmou que as obras de reconstrução do prédio da escola serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (14). “ Vamos trabalhar para que essa escola volte a ser digna. Com qualidade, mãos à obra para que possamos devolver este colégio para a comunidade de Capanema”, declarou o governador. A escola foi desativada em 2013.

A secretária de Educação, Elieth Braga, também destacou a importância do ato. “Hoje é um momento histórico. O governador vem resgatar esse compromisso com Capanema, recuperando e reconstruindo essa escola. Sem dúvida é muito importante para a região. Vamos dessa forma reconstruindo a educação no Pará” declarou. 

O secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Alexandre Buchacra, também falou sobre a reconstrução da escola e o que isso representa para a cidade de Capanema. "Hoje é um dia histórico, pois estamos recebendo a ordem para a reconstrução da Escola Dom João VI. Um momento esperado por toda a comunidade capanemense, sobretudo para a comunidade estudantil, que através da educação terá a possibilidade de ter as suas vidas transformadas", afirmou o gestor estadual.

Para o prefeito do município de Capanema, Chico Neto, o momento é de agradecimento ao Governo do Estado. “Este projeto vai recuperar uma das escolas mais tradicionais de Capanema. Em nome do povo de Capanema eu agradeço ao governador pelas obras importantes. Fiz três compromissos com o governador: a ampliação do Hospital Regional, com a policlínica, a revitalização desta escola e a pavimentação da PA-448, mas ele já nos deu muito mais do que assumiu.” afirmou o gestor municipal. 

Inclusão

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de reconstrução da escola, o governador Helder Barbalho recebeu um grupo de mães de crianças com espectro do autista. O governador se comprometeu a incluir, no projeto da escola Dom João VI, um espaço de referência para a educação de crianças com espectro do autista.

"Sua Casa"

Ainda no município de Capanema, o Governo do Estado distribuiu 44 benefícios do programa Sua Casa. A dona de casa Alaine Nunes foi uma das contempladas. Ela recebeu a segunda parcela do recurso, que já está ajudando a família a construir a casa própria. “Este valor tem me ajudado bastante. Hoje, graças a Deus, estamos concluindo a nossa casa. Há oito meses passamos por dificuldades por conta do pagamento de aluguel. Que Deus continue abençoando o nosso governo para que ele possa ajudar cada vez mais pessoas que precisam.” 

O presidente da Cohab, Orlando Reis, destacou a importância da entrega dos benefícios na cidade. “Estamos no município de Capanema fazendo a entrega de benefícios do programa Sua Casa. Este é um programa que não trás só material de construção, mas também paga a mão de obra para a construção, sendo muito importante para a população,” disse o presidente. 

Acompanharam a comitiva do governador Helder Barbalho em Capanema os deputados federais José Priante, Hélio Leite, Eduardo Costa e Cristiano Vale, além das deputadas estaduais Paula Gomes e Nilse Pinheiro.