Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran retoma projeto de Educação no Trânsito para reduzir o número de acidentes no Estado

Projeto já percorreu 64 municípios desde 2020 e nesta sexta-feira (11) esteve na orla de Icoaraci, orientando condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/06/2021 10h52

Educar a população sobre comportamento seguro no trânsito é o objetivo do projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, que começou a ser realizado na noite de ontem, em Belém. A ação é coordenada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e tem como meta reduzir os índices de acidentes e mortes nas vias e rodovias do estado. O projeto iniciou em 2020, percorrendo 64 municípios, e foi retomado este mês nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Cerca de 40 servidores de educação e fiscalização do Detran realizaram ação educativa conjunta no distrito de Icoaraci, onde ainda é alto o registro de imprudências. Durante a ação, os agentes abordaram condutores, ciclistas e pedestres, entregaram informativos com dicas de segurança e conversaram com a população sobre a importância de preservar a vida no trânsito. “O objetivo é orientar sobre as regras de trânsito, em especial, a população da Região Metropolitana, que ainda apresenta aumento do número de acidentes. Queremos intensificar essas informações para reduzir significativamente o índice de acidentalidade”, explicou o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Segundo ele, coibir o uso de celular, a ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, assim como o não uso do capacete, são os principais fatores de risco no trânsito observados na RMB.   A coordenadora de educação do Detran, Isabella Nunes, informa que este ano o projeto tem o diferencial de promover as ações envolvendo não apenas a educação, mas também a fiscalização e a engenharia de tráfego. “Além da orientação educativa, estamos trazendo a fiscalização para coibir as irregularidades e a sinalização das vias, formando, assim, o tripé da segurança no trânsito e aumentando a efetividade da ação”, detalha.

A população aprovou a iniciativa. O servidor público Kleber Vilhena estava passeando pela orla de Icoaraci com a namorada quando foi abordado pela equipe do Detran. O casal recebeu o material informativo e aceitou realizar o teste educativo do etilômetro. “Hoje, somente ela está bebendo porque sou eu que vou dirigir. Infelizmente, nem todos têm essa consciência, aí vem os acidentes. Isso mostra o quanto esse trabalho educativo do Detran é excelente, principalmente porque comprova que a educação sem repressão também pode ter um efeito positivo”, comentou Kleber.

O projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará na Região Metropolitana de Belém segue até o dia 03 de julho em diversos bairros e pontos turísticos de Belém, e também em áreas da Cidade Nova, em Ananindeua.Abs