Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Dezesseis novos radares entram em operação a partir desta segunda (14), em Marituba

Os equipamentos estão instalados ao longo da BR-316, do km 10 ao 16, onde os condutores de veículos não podem ultrapassar a velocidade permitida de 60 km

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
14/06/2021 14h47

Os novos radares instalados na BR-316 na altura do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, têm aferição do ImetroOs 16 controladores de velocidade instalados pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em Marituba, entraram em operação nesta segunda-feira (14). Com isso, os condutores de veículos que passarem pelo município devem redobrar a atenção para não ultrapassar a velocidade permitida de 60 km.

Os radares estão instalados ao longo da BR-316, do quilômetro 10 ao 16, sendo 8 equipamentos fixos em cada lado da via. Todos já foram aferidos e liberados pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetro). 

Para alertar os condutores sobre a presença dos equipamentos em Marituba, o Detran realizou autuações educativas, no período de 27 de maio a 13 de junho. Os motoristas receberam um comunicado informando sobre as infrações, no entanto nenhuma delas será validada, uma vez que o objetivo era apenas adaptar a população ao novo método de registro de infração.

A autuação passa a valer oficialmente a partir de hoje. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quanto mais acima da velocidade máxima o condutor estiver, maior será o valor da multa, que pode variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além de pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e suspensão do direito de dirigir.

De 27 de maio a 13 deste mês, o Detran fez ações educativas com relação aos radares, a partir desta segunda (14), haverá autuações A instalação de radares na BR-316 objetiva disciplinar a conduta dos motoristas em área de grande circulação de pessoas e veículos e também onde há maior registro de acidentes. Em Marituba, foram registrados 321 acidentes e 9 mortes em 2020.

“Nosso objetivo é reduzir esses índices e mostrar à população que obedecer aos limites de velocidade é um ato de responsabilidade com a preservação da vida no trânsito”, ressalta o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Os equipamentos vão funcionar em tempo integral (24 horas por dia) para fiscalizar infrações causadas por velocidade superior à máxima permitida para o local. Já as infrações para quem ultrapassar no sinal vermelho do semáforo e parar sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso serão autuadas somente entre 6h e 22h.