Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Transfusões de sangue na Santa Casa salvam vidas de bebês e gestantes

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2021 17h05

Santa Casa mantém Agência Transfusional para seus pacientesDe acordo com a Fundação Santa Casa, mais de 500 transfusões de sangue salvam a vida de centenas de pacientes atendidos no Hospital, todos os meses, entre eles, quase a metade são pacientes recém-nascidos e grávidas.   

De janeiro a maio deste ano, o setor de neonatologia da Santa Casa registrou 899 transfusões, a média, portanto, é de 180 tranfusões por mês. Nas clínicas ginecológicas, no mesmo período, foram 410 transfusões, com média mensal de 82. 

Agência Transfusional

A Fundação Santa Casa dispões de sua própria Agência Transfusional, setor do Hospital que opera em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Um parque tecnológico, considerado pela Fundação, de última geração, e preparado para atender a qualquer tempo as demandas de urgência e emergência, sobretudo nas áreas obstétrica e neonatal.

Maior maternidade pública da região Norte do País, a Santa Casa é referência em casos de média e alta complexidades. Atualmente, a Santa Casa também funciona como unidade de retaguarda do Governo do Estado para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Em 9 de junho de 2021, por exemplo, um bebê de 8 meses, procedente do município de Barcarena, no nordeste paraense, precisou de sangue por conta de anemia, após uma cirurgia de correção de fenda palatina, abertura na parte superior do céu boca (o palato) que causa uma abertura anômala para dentro do nariz.Maior maternidade pública do Norte do País, a Santa Casa assegura transfusões a mães e bebês em casos de hemorragias, por exemplo“A gente primeiro se assusta, porque nem imagina que um bebê possa receber sangue de adulto, né. Na verdade, antes eu nem sabia que bebê poderia receber sangue. Aí explicam aqui que o sangue é todo testado, examinado, é um sangue limpo e saudável que ainda bem que alguém se dispôs a doar, já que agora está ajudando o meu filho”, disse a agente de portaria Rayara Andrade, de 20 anos, mãe da criança submetida à cirurgia de fenda palatina à transfusão. 

Como Funciona

Campanhas internas e externas contínuas para a captação e mobilização à doação de sangue são definidas pelo Comitê Transfusional da Santa Casa em favor da Agência Transfusional do hospital. Parceira, a Fundação Hemopa realiza os procedimentos necessários às coletas e, após, direciona as bolsas para o Hospital. 

A Agência Transfusional é uma estrutura dentro do complexo hospitalar da Santa Casa, com função de armazenar sangue e hemoderivados, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar produtos sanguíneos necessários para as transfusões, acompanhar o paciente naquele sentido, entre outras condutas.

Uma bolsa de sangue padrão de um único doador, 450 ml, pode salvar a vida de até cinco bebês prematuros. O funcionamento da Agência Transfusional é permanente, nunca para, e se mantém em sobreaviso para acionamento de atendimento regular e de pronto-socorro, sob uma equipe de especialistas, que inclui médicos hematologistas, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e técnicos em hemoterapia.  

Os pacientes que recebem sangue, em geral, se encontram em estado clínico grave ou gravíssimo. A transfusão costuma ser a alternativa final, depois da consideração de diversas táticas e ferramentas, como reforço na alimentação e suplementação de ferro. 

“Aqui promovemos uma política de uso racional do sangue. Temos uma equipe supercapacitada que avalia parâmetros. Como o perfil da Santa Casa é materno-infantil, o comum são mulheres com casos de hemorragias, neonatais com prematuridade. Um único paciente pode receber várias transfusões, a depender da gravidade: pode receber imunoconcentrado, plaqueta etc.”, explica a gerente da Agência Transfusional, a farmacêutica Márcia Basílio, especialista em Saúde Pública e Mestre em Agentes Infecciosos e Parasitários. 

Serviço

Quem tiver interesse em doar sangue à Fundação Santa Casa pode se dirigir para qualquer unidade da Fundação Hemopa, em Belém e no interior, e informar o código “158”. 

*Texto de Aline Miranda (Ascom / FSC).