Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BARCO PAPA

Barco Hospital Papa Francisco retoma perfil de atendimento

A programação iniciou com mais de 7 mil atendimentos, em Alenquer. 

Por Dayane Baía (ARCON)
15/06/2021 12h06

Após ter o atendimento destinado exclusivamente aos casos de Covid-19, nos meses de fevereiro a maio, o Barco Hospital Papa Francisco e a Unidade São João Paulo II, retomaram o perfil original nas áreas de cirurgia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, radiologia e odontologia. A programação iniciou com mais de 7 mil atendimentos, em Alenquer. 

Com a mudança de perfil, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reuniu com as equipes das embarcações, para dar andamento à demanda reprimida de cirurgias eletivas nos municípios da região da Calha Norte. “O Governo do Estado, por meio da Sespa e em parceria com os municípios, pretende levar atendimento justamente nas cidades que mais necessitam e zerar a fila de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Muitas pessoas estão na fila há muito tempo e essa ação do Barco Papa Francisco, vai levar atendimento de qualidade para a população”, salientou o titular da pasta, Rômulo Rodovalho.

Os pacientes são os cadastrados a partir da fila de cada município, na faixa etária de 7 a 45 anos, sem comorbidades. A estimativa é realizar em torno de 35 a 40 procedimentos por ação, com duração de cinco dias em cada município e mais dois para deslocamento.

Para o frei Joel Souza, responsável pelas embarcações, a ação envolveu o Centro Regional do Governo do Baixo Amazonas e a 9ª Regional de Saúde. “Nós criamos um pequeno projeto de ação, que iremos fazer em todas as cidades aqui, do Baixo Amazonas, denominado “Fila Zero Cirurgias”. Então, dando um arranque nas cirurgias que estão paradas no sistema, principalmente, eletivas, como também as outras especialidades como odonto, oftalmo, clínico geral”, pontuou o frei.

O balanço do primeiro município atendido foi satisfatório. Foram 2.581 exames realizados, 591 medicações entregues, 1.200 alimentações oferecidas e total geral de atendimentos em 7.948.

“Nesses dias estivemos em Alenquer, fizemos mais de 7 mil atendimentos no total. Foram consultas, cirurgias de vesícula, hérnia e outras pequenas cirurgias. Contamos com o apoio das secretarias local e estadual.  É uma alegria poder retomar e voltar a fazer o bem através do Barco Hospital Papa Francisco”, acrescentou o responsável.

Programação de atendimento:

21 a 26/06 - Faro

07 a 12/07 - Curuá

22 a 27/07 – Terra Santa

06 a 11/08 - Aveiro

20 a 25/08 - Belterra

03 a 08/09 - Óbidos

23 a 28/09 - Prainha

08 a 13/10 - Monte Alegre

22 a 27/10 - Almeirim