Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Sejudh inicia Caravana de Cidadania e Direitos Humanos em Oeiras do Pará

Emissão de RG e de segunda via de certidões de nascimento e/ou óbito foram alguns dos serviços ofertados gratuitamente nesta terça, 15.

Por Gerlando Klinger (SEJU)
15/06/2021 16h27

Depois de passar pelos municípios de Portel, Bagre e Curralinho, localizados no arquipélago do Marajó, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Polícia Civil e a Defensoria Pública, iniciou nesta terça-feira (15) mais uma etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, desta vez na cidade de Oeiras do Pará. 

Neste primeiro dia da Caravana, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, 250 senhas para emissão de carteiras de identidade foram distribuídas. Também foram disponibilizados ofícios para a emissão de segunda via das certidões de nascimento e/ou óbito, de acordo com a necessidade. 

Maria Leonice do Carmo foi uma das primeiras a chegar à Escola Estadual Raimundo Ribeiro da Costa e garantiu, além do documento de identificação, um ofício para a emissão da nova certidão de nascimento da filha. Ela conta que os familiares perderam o documento depois de um acidente de barco. “Íamos a Cametá e o barco alagou. Perdi minha identidade e meus parentes perderam também outros documentos”, contou a moradora. 

Natural de Barcarena, mas moradora de Oeiras há mais de 15 anos, Bernardina Vasconcelos aproveitou a ação para garantir um documento novo. “Geralmente, quando se expede aqui no município, o RG demora a chegar e eu aproveitei para obter na hora o documento novo”, contou.

 Articulada pelo titular da pasta de Justiça e Direitos, José Francisco Pantoja, a Caravana obteve, em todos os municípios já percorridos, o apoio das Prefeituras Municipais, que ofereceram espaços e voluntários para a realização da ação.