Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTRATÉGIA

Base Integrada de Segurança Pública no Marajó deve ser entregue em agosto pelo Estado

Governador Helder Barbalho esteve no estaleiro onde a construção da base avança, já chegando a 55% da estrutura concluídos

Por Walena Lopes (SEGUP)
16/06/2021 19h59

A construção da base integrada flutuante pelo Governo do Pará, destinada a fortalecer as ações fluviais de segurança pública, está em processo avançado. Em visita ao estaleiro, em Belém, nesta quarta-feira (16), o governador Helder Barbalho, acompanhado de gestores do Sistema de Segurança Pública e dos engenheiros responsáveis pelo projeto, inspecionou o processo de estruturação do casco da base flutuante, que já está com 55% concluídos. A previsão de entrega é até o final de agosto.Governador Helder Barbalho e o secretário Ualame Machado no estaleiro onde está sendo construída a base flutuante

A primeira base integrada flutuante da segurança pública, denominada "Antônio Lemos”, será instalada na margem direita do Rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, município de Breves, no Arquipélago do Marajó, para controlar e monitorar parte do fluxo de embarcações oriundas dos estados do Pará, Amapá e Amazonas.

Governador inspecionou a construção da base flutuante que será instalada no Marajó“Está é uma estratégia importante, levando em consideração as diversas realidades do nosso Estado, o qual possui uma extensa área hidrográfica, e a presença do Estado em todas as regiões é fundamental, em cada localidade onde nós teremos uma base fluvial como essa, especialmente a primeira, que ficará instalada no Estreito de Breves, na comunidade Antônio Lemos, um eixo fundamental por onde trafegam todas as embarcações vindas do oeste do Amapá. Em razão disso, é necessária a presença dos órgãos do Estado, seja da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Secretaria da Fazenda, mas também se estendendo a órgãos federais, como a Receita Federal e a Polícia Federal. Todos estarão juntos, com a presença e fiscalização, que certamente estará atendendo com efetividade e serviços, mas também levando segurança para a população dessas localidades”, destacou Helder Barbalho.Helder Barbalho frisou que a presença do Estado em todas as regiões é fundamental

Ponto estratégico – A base ampliará a fiscalização de órgãos públicos na área fluvial do Pará, especialmente em um ponto considerado estratégico para a segurança pública, porque será instalada em um corredor histórico de transporte de drogas, contrabando, pirataria e crimes ambientais.

Outras duas bases integradas de segurança pública serão instaladas até o final de 2022, uma no município de Óbidos, no Oeste, e a outra em Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

“Os rios são nossas ruas aqui no Pará, em especial na região do Marajó, onde essa base vai atuar no município de Breves, onde os órgãos de forma integrada, tanto de fiscalização quanto de segurança pública, irão atuar dando garantia de navegabilidade e também de transporte de pessoas na região. É mais uma importante estratégia do governo do Estado para garantir a segurança da população, para que tanto nas ruas quanto nos nossos rios todos tenhamos paz”, frisou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Ualame Machado destacou a importância da base para a fiscalização e a segurança pública

Além das forças de segurança, setores de fiscalização da Fazenda, Meio Ambiente, Receita e Justiça Federal atuarão de forma integrada na base.

Estrutura - O padrão da base flutuante prevê quatro níveis: porão, dois convés e tijupá. O porão vai abrigar dois geradores para alimentação de energia, sistema de tratamento de esgoto sanitário, tanques de óleo diesel e espaço para armazenamento de carga. Já o convés principal terá recepção, sala de atendimento, banheiros, cela temporária masculina e feminina, seis salas de escritório com capacidade para 23 pessoas e sala para reunião. O espaço vai contar com área de apoio em terra, que terá estrutura de trapiche metálico modular, poço artesiano, canil e heliponto. 

No convés superior haverá copa, refeitório, espaço de convivência, banheiros e dormitórios para 25 pessoas. Na tijupá ficarão os painéis fotovoltaicos, aparelhos flutuantes, condensadores, caixa d'água e mirantes inferior e superior. Cada estrutura será adaptada para a realidade do local onde será instalada, podendo contar com uma infraestrutura terrestre de apoio.