Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Nova sede do Centro Integrado de Comando e Controle avança com 88% da obras concluídas

A previsão é que o prédio entre em funcinamento no segundo semestre de 2021

Por Walena Lopes (SEGUP)
17/06/2021 15h29

Em visita técnica à nova sede do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, secretário Ualame Machado, em comitiva com os demais gestores da segurança, inspecionou de perto o andamento da obra que segue em fase de acabamento, instalação de mobília e dos sistemas que irão operar as câmeras de videomonitoramento. O novo centro, em Belém, irá sediar os comandos das forças de segurança paraense, reunindo toda a estrutura da segurança pública, em um só local. 

Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, o CICC reunirá, em dois pavimentos, os comandos das forças de segurança paraense e resultará em uma eficiência administrativa, operacional e logística. As obras, iniciadas em dezembro do ano passado, seguem em ritmo constante para a fase de finalização. 

“Nós estamos realizando uma visita técnica com todos os gestores da segurança pública para conhecer o nosso futuro Centro Integrado de Comando e Controle. Aqui funcionará não só o novo CIOP, mas também uma sala de situação para atender a qualquer evento, especialmente os de grande magnitude que ocorram no estado do Pará e que nós possamos ter todos os órgãos envolvidos, integrados em um só lugar”, ressaltou Ualame Machado. 

O novo Centro funcionará na antiga sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que precisou passar por serviços de readequação para poder abrigar, nos dois últimos andares, o aparato da segurança pública do Estado. O prédio, que também abrigará a Imprensa Oficial, reunirá espaços modernizados como salas de situação, de videomonitoramento e plenário. O investimento total do governo é superior a R$ 3 milhões, valor que abrange a obra física, a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária para o funcionamento. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado.

“A ideia é que pelo menos 17 órgãos do estado, juntamente com órgãos dos municípios e da União estejam presentes no Centro atuando de forma conjunta. Aqui nós teremos uma estrutura com câmeras de monitoramento, videowall, reconhecimento facial, leitura de placa, toda a tecnologia possível para que os  órgãos trabalhem de forma integrada e possam dar uma resposta imediata a qualquer situação que venha a ocorrer. Esta obra ainda está em sua fase terminal, para concluirmos o acabamento e terminar de colocar algumas estruturas. Após isso, será a fase de mobília e de instalação de computadores, mas até o final do segundo semestre será inaugurado e entregue cumprindo com mais um compromisso de campanha, do Governo do estado, voltado para a segurança pública”, destacou o titular da Segup.

Obras

Já foram realizados e concluídos os serviços de alvenaria, revestimento interno e a climatização. Estão na etapa de finalização os serviços de troca de piso; troca do forro, troca das divisórias e bancadas; instalações elétricas, instalações sanitárias e a instalação de cabeamento estruturado.

Integração

Os órgãos que devem trabalhar no local são as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de órgãos municipais da Região Metropolitana de Belém, como as guardas municipais e agências de trânsito de Belém, Ananindeua e Marituba e outras agências, entre elas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).