Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E CULTURA DA PAZ

Com mais de 3 mil atendimentos, Governo do Estado conclui Ação Cidadania em Igarapé-Açu

A iniciativia articulada pela Fundação ParáPaz em parceria com uma rede de órgãos estaduais garantiu serviços de saúde, emissões de documentos, entre outros

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
23/06/2021 13h55

Moradoras, mães e chefes de famílias foram beneficiadas com serviços sociais e orientações da Ação Cidadania da Fundação ParáPaz Superando as expectativas, a Ação Cidadania executada pela Fundação ParáPaz, em parceria com um conjunto de órgãos estaduais, realizou mais de 3 mil atendimentos no município de Igarapé-Açu, no nordeste estadual, de 21 a 22, deste mês. A iniciativia beneficiou centenas de moradores que tiveram acesso a serviços gratuitos de Saúde, Assistência e Lazer, através do programa do Governo do Estado, instalado na Escola Municipal Odete Barbosa Marvão. 

Servidor da Polícia Civil atento à emissão da RG. Na ação em Igarapé-Açu foram expedidas 780 carteiras de identidades.O serviço mais procurado foi a emissão da 1ª e 2ª vias do documento de identidade (RG), sendo a busca pela 2ª via a mais recorrente. Ao total, foram 780 cédulas emitidas e entregues no mesmo dia, o que facilitou bastante para quem tinha urgência do documento. Foi o caso da Elissoane Costa, 27 anos, que se dedica exclusivamente aos três filhos, dois deles, diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Elissoane e o marido foram à Escola Odete Marvão porque tinham pressa em assegurar as RGs deles próprios para acessarem benefícios sociais para os filhos deles. “Não costumo sair de casa com eles porque ficam agitados na rua e esse procedimento (de emissão de documentos) geralmente demora. Mas, a equipe de vocês percebeu o comportamento do meu filho e conseguiu agilizar para gente não esperar muito. Meu mais velho já tinha a identidade, só a gente que não e me cobravam no banco. Com a identidade consegui tirar até o passe-livre dele, vou tirar a carteirinha de autismo, por isso não tenho nem como agradecer. Uma ação como essa facilita muito a nossa vida, muito obrigada”, declarou a dona de casa.

Elissoane Costa, 27 anos, exibe o cadastro obtido na Ação Cidadania para o passe-livre do filho. Ela e o marido também obtiveram a RG. Outro benefício é o encaminhamento da gratuidade para a 2ª via da certidão de nascimento, já que se solicitada diretamente no cartório tem um custo. A Defensoria Publica do Pará também registrou uma demanda expressiva com cerca de 460 atendimentos, entre orientações jurídicas e encaminhamentos para obteção das certidões.

Dona Maria Amaral, 73 anos, com o encaminhamento da gratuidade para a 2ª via da certidão de nascimento do filho, um sonho antigoMoradora do bairro São Cristóvão, a dona Maria Amaral, 73 anos, foi uma das pessoas que procurou pelo serviço da Defensoria Pública. “Meu filho trabalha no campo e não tem tempo de vir para cidade e achar onde faz isso. Ele está sem a identidade e sem o registro de nascimento, e para ele tirar a identidade precisa do registro. Mas a gente não tinha esse dinheiro e hoje eu consegui sem precisar pagar nada. Depois que pegar a certidão ele vai atrás da identidade. Hoje temos mais do que nos alegrar”, comemorou Maria, que já é aposentada. 

Compromisso

Na entrega de cadeiras de rodas, o dir. da ParáPaz, Sidney Gouvêa; coord. da Sespa, Iracy Tupinambá; e o prefeito, Normando RiachãoNesta terça-feira (22), ainda durante a programação, houve a entrega de cinco cadeiras de rodas através da Sespa. Iracy Tupinambá, coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, intermediou as solicitações e ressaltou que “a cadeira proporciona qualidade de vida, proporcionando conforto e inclusão social aos beneficiados”. 

A moradora Edielza Barros, 33 anos, solicitou a cadeira para seu pai, que estava acamado devido a um acidente e teve sua avaliação aprovada, levando para casa uma cadeira de rodas novinha. “Meu pai é idoso e quebrou o fêmur, devido a idade, ele não pôde operar e ficava deitado o dia inteiro. Se não fosse pelo governo a gente não teria essa chance porque recebo pouco e custa caro. Sou muito agradecida por tudo isso”.

Os atendimentos de Saúde somaram 1.953, entre triagem de enfermagem, aferição de pressão arterial, consultas médicas, testes rápidos de Sífilis, Hepatite B e C, HIV e Covid-19, palestra de saúde bucal e cadastro para cadeiras de rodas, passe livre, entre outros.

Superação 

O projeto “Entre Elas”, que realiza rodas de conversas abordando temas como empoderamento feminino e violência doméstica, proporcionou a experiência para 94 mulheres, uma delas é a C. M. R., 26 anos, que compartilhou durante a dinâmica que presencia frequentemente a briga de um casal de vizinhos. 

“Toda vez que ele bebe ele fica agressivo e a gente escuta ela apanhando, é muito triste não poder fazer nada. Mas agora eu entendi que a gente deve sim se meter na briga do casal quando a mulher é agredida e a partir de hoje vou tomar uma nova atitude”, disse. 

O projeto “Balcão da Juventude” contribuiu na emissão da 2ª via do CPF, ID Jovem e cartão SUS, enquanto o projeto “Espaços Abertos” promovia a interação social dos moradores que aguardavam por atendimento.

Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Nilton Neves e o prefeito do município, Normando Riachão, que agradeceu a parceria e informou que a intenção é atender outras comunidades. 

“Fazia tempo que não víamos uma ação como essas aqui e o governo está de parabéns. Realmente é um governo presente. Estamos estreitando para levar o projeto para o interior de Igarapé-Açu, pra que a gente possa fazer cidadania para o povo”.

Segundo Sidney Gouvêa, diretor de ações estratégicas e coordenador do programa Ação Cidadania, a qualidade no atendimento é essencial para o sucesso da ação e parabenizou a equipe pelo empenho. 

 “O objetivo foi alcançado. Percorremos juntos por Paragominas, Ourém, São Francisco do Pará e Igarapé-Açu com a intenção de atendermos milhares de  pessoas e todas as vezes elas saíram satisfeitas, com seus problemas resolvidos. Agradeço as equipes da Polícia Civil, Sespa, Defensoria Pública e ParáPaz pela dedicação durante esses dias, proporcionando uma ação inesquecível para os moradores. Esse é nosso trabalho e vamos continuar por todo o Pará”, afirmou.

Após sete dias de mobilização das equipes da Fundação ParáPaz, Secretaria de Saúde (Sespa) e Defensoria Pública do Estado, a iniciativa se prepara para beneficiar Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Haverá ações nesta quinta-feira, 24, na Escola Clóvis de Souza Begot; e na sexta-feira, 25, na Escola Hildegarda de Miranda, das 8h às 14h.