Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Fórum de Governança Pública inicia primeira turma da formação

Mais de 300 funcionários públicos foram mobilizados na ação da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) que capacita para aprimorar a integração das gestões

Por Isabela Quirino (EGPA)
23/06/2021 16h29

O governador, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, dirigentes e técnicos na abertura do Fórum de Governança Pública do Pará O projeto de capacitação de servidores “Fórum de Governança Pública por Todo o Pará” iniciou, na manhã desta quarta-feira (23), a primeira turma, formando mais de 300 funcionários públicos. O curso é uma ação do Governo do Pará, por meio da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), e capacita o quadro funcional para melhorar a integração das gestões. A abertura da formação foi realizada no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua, município sede do primeiro polo de qualificação.

“É fundamental que nós possamos proporcionar aos nossos servidores, sejam do Governo do Estado ou dos municípios, qualificação para estarmos à altura das exigências de excelência ao serviço por parte do usuário. Esse Fórum de Governança, que chega aos 144 municípios, tem esse objetivo: qualificar, preparar, buscar adequar para as inovações, desburocratizar e ter a qualificação como ponto central e estratégico para o cumprimento da missão de servir aos paraenses”, destacou o governador Helder Barbalho. 

Para a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, a ação é a concretização de um compromisso que trará frutos de desenvolvimento para o Estado.  “Os municípios precisam ter agentes preparados para dominarem as plataformas e sistemas de informação do governo gederal, precisam estar aptos a prestarem contas com segurança e perfeição, aptos a inserirem informações exatas nos bancos de dados motivadores do direcionamento das políticas públicas e é esse trabalho de integração que a EGPA faz hoje com todos os parceiros”. 

Governador: "O Fórum quer qualificar para as inovações, desburocratizar para o cumprimento da missão de servir aos paraenses”.Nesta primeira etapa, estão participando do curso os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Inhangapi, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Francisco do Pará, Terra Alta e Vigia. Ao longo do ano, a formação será levada à quinze polos, capacitando mais de três mil servidores públicos entre funcionários estaduais, municipais e gestores municipais. A próxima etapa da formação será nas regiões Lago de Tucuruí e Tapajós, previstas para o mês de agosto. 

O prefeito de Ananindeua, Daniel Barbosa Santos, destaca a importância da ação. “A qualidade do servidor público é o que faz a diferença e este projeto é uma troca de conhecimentos que deve ser levada para todo o estado do Pará”. 

O projeto foi composto a partir do Seminário de Novos Gestores e conta com turmas voltadas para os eixos: Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, Plataforma Mais Brasil e Educação Fiscal, buscando aprofundar os conhecimentos de servidores destas áreas e colaborando para que eles sejam disseminadores das informações em seus municípios de origem. 

Este é o caso do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do município de Marituba, Delmiro Rocha. Ele se inscreveu no eixo de Assistência Social para que, após a formação ofertada pelo Estado, possa realizar uma capacitação interna com os servidores da sua secretaria. 

“Todos os profissionais que atuam comigo podem se beneficiar de uma capacitação como esta e meu objetivo é levar estes conhecimentos para eles, pois são informações relevantes e que impactam nosso público final, o cidadão. Estando à frente da gestão desta secretaria, não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade ofertada pelo Estado”, disse o secretário municipal. 

A formação conta com a parceria das secretarias estaduais de Saúde (Sespa); de Educação (Seduc); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); e, ainda, da Escola Fazendária; Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e de todas as associações de municípios do Pará.