Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECUPERADOS

Hospital de Campanha de Santarém recupera mais de 500 pacientes

A unidade foi reativada em fevereiro deste ano.

Por Caroliny Pinho (SESPA)
24/06/2021 12h06

Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, o Hospital de Campanha de Santarém, no Oeste do Estado, chegou nessa quarta-feira (23), à marca de 501 pacientes recuperados da covid-19. A unidade foi reativada em fevereiro deste ano, após o número de casos ter aumentado significativamente na região. “A equipe técnica da Sespa, está sempre atenta à pandemia em todas as regiões do Estado. Por isso, foi prudente naquele momento, reativar o Hospital de Campanha de Santarém, para atender a demanda de pacientes dos quatorze municípios do Baixo Amazonas”, afirma o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho. 

Com 60 leitos clínicos, a unidade hospitalar temporária, está montada na Escola Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, que fica a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ela conta com sete enfermarias, tendo cinco leitos em cada; uma enfermaria de 16 leitos e uma sala de estabilização, dispondo de quatro leitos.

Entre os pacientes recuperados, está Dona Delzanita Carvalho, de 57 anos, que saiu da unidade nesta semana. “Estar voltando para casa é muito gratificante. Deus me deu mais essa oportunidade. Agradeço toda a equipe daqui pela minha recuperação. Enfermeiros, técnicos, todos foram muito importantes! Eu cheguei aqui com muito medo, mas hoje eu estou com a sensação de felicidade, por reencontrar a minha família”, ela afirma. 

Quem também compartilha desse sentimento de gratidão, é Dona Analice dos Santos, 48 anos. Ela conta que recentemente perdeu o pai para a Covid-19 e por isso, estar recuperada da doença, é uma felicidade para toda a família. “Eu quero agradecer por estar saindo daqui e logo, logo, estar completamente recuperada. Minha maior alegria é saber que estou voltando para minha casa e minha família. Eu só posso agradecer a Deus e aos profissionais desse local por tudo que fizeram pela minha recuperação”. 

Boletim - Segundo o boletim mais recente, também desta quarta-feira, o Hospital de Campanha de Santarém, recebeu até o momento, 623 pacientes, sendo que, 21 continuam internados em leitos clínicos e 3 em leitos de estabilização. Além disso, houveram as 501 altas médicas, 89 transferências para outras unidades e 12 evoluíram à óbito.