Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADASTRO

Arcon realiza cadastro da Meia Passagem Estudantil, em Mãe do Rio  

Por Cybele Puget (ARCON)
24/06/2021 12h40

Os estudantes universitários que residem no município de Mãe do Rio, (Nordeste do Estado), tiveram a oportunidade de participar de uma ação de cadastramento para a emissão da Meia Passagem Intermunicipal Estudantil (Interpass), realizada entre os dias 22 e 23 de junho, na Secretaria Municipal de Educação. A mobilização foi programada pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (ARCON-Pa) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Intermunicipal (Cogmep), com o apoio estrutural da Prefeitura Municipal de Mãe do Rio.  

“Estamos retomando as ações de cadastramento, por todo o Estado, através das parcerias com as prefeituras locais, atendendo aos alunos, mediante agendamento, e seguindo todos os protocolos de segurança por conta da Covid-19”, explica Denise Pimenta, Diretora de Controle Financeiro e Tarifário da ARCON-PA.

A ação de cadastramento em Mãe do Rio, buscou facilitar o acesso ao benefício para os estudantes universitários que moram na cidade, e precisam se deslocar para realizar seus estudos em outro município. A Secretaria Executiva da Cogmep, Josiela Santos, esteve orientando os estudantes e a equipe da SEMED de Mãe do Rio, sobre o processo de cadastramento. "A ação foi positiva, com o apoio estrutural da prefeitura de Mãe do Rio, conseguimos atender, com conforto e segurança, os alunos que foram em busca do cadastro", relata. 

O universitário Luís Felipe, que reside em Mãe do Rio e estuda na cidade de Castanhal, aproveitou a ação para ter acesso ao benefício. “Estou muito contente com a economia que terei com ajuda da meia passagem intermunicipal, para o meu deslocamento para os estudos. É um grande incentivo para nós estudantes”, agradece.    

A estudante, Laísa Mariana, também precisa viajar para cursar sua universidade. Ela estuda em Belém e aproveitou a ação para dar entrada na primeira via da carteira, da carteirinha do Interpass. “Aproveitei a oportunidade de fazer o cadastramento aqui, em minha cidade, nesta ação, e fiquei satisfeita com as orientações e atendimento que recebi”, comemora.  

Para o cadastramento, o aluno interessado em adquirir a meia passagem intermunicipal, deve apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3x4 com fundo branco, declaração ou atestado de matrícula e original, cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone), se for morador de casa alugada, levar cópia do contrato, carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os universitários da rede privada de ensino, devem apresentar comprovação de renda, própria ou do responsável, de até dois salários mínimos, alunos do ProUni, apresentar contrato ou declaração atualizada da instituição de ensino.

Os alunos de Mãe do Rio que não conseguiram comparecer à ação de cadastramento realizada nos dias 22 e 23, ainda poderão dar entrada ao pedido do benefício da meia passagem estudantil, até o dia 09 de julho.  A documentação deve ser entregue, na SEMED, Avenida Castelo Branco, 734, Silas Freitas - Mãe do Rio.