Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SAÚDE

Equipamentos para pessoas com deficiência beneficiam moradores de bairros do TerPaz

O governo do Estado entregou mais de 60 itens para pessoas com deficiência cadastradas nas ações do Programa Territórios pela Paz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
24/06/2021 20h04

A primeira-dama Daniela Barbalho (c) e gestoras do TerPaz durante o ato de entrega dos equipamentos“Eu estava precisando muito, já que está cada vez mais difícil me locomover com o meu filho e também dar banho nele. Ele tem paralisia cerebral devido à incompatibilidade do meu sangue com o do pai dele”, disse a dona de casa Jucelle da Trindade, 28 anos, mãe do menino Enzo, 3 anos, um dos beneficiados por mais uma ação de cidadania e saúde promovida pelo governo do Estado.

Assim como Jucelle, outros moradores dos bairros da Cabanagem, em Belém, e do Icuí-Guajará, em Ananindeua, receberam cadeiras de rodas na tarde desta quinta-feira (24). A ação foi realizada em parceria pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), atendendo moradores desses bairros contemplados pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

Daniela Barbalho destacou o compromisso social do governo“O Ter Saúde, promovido pela Sespa no âmbito do Programa TerPaz, está trazendo a inclusão social a partir da distribuição de cadeiras de rodas, próteses, aparelhos auditivos e outros dispositivos, contribuindo para a plena participação na vida nas comunidades”, ressaltou a diretora-geral do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac, Juliana Barroso.

Foram entregues mais de 60 itens para pessoas com deficiência já cadastradas nas ações que o TerPaz realiza aos sábados e domingos nos territórios. A coordenadora da Sespa na Câmara Técnica do TerPaz, Alessandra Amaral, informou o que é necessário para o cadastramento. “Para se inscrever basta chegar à ação do Ter Saúde com laudo médico, comprovante de residência, documento de identidade e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Após o cadastramento será realizada uma análise na Coordenação da Deficiência e, conforme a análise, será entregue o equipamento em seguida”, disse a coordenadora. Mais de 60 itens para pessoas com deficiência, principalmente cadeiras de rodas, foram entregues pelo Estado

Compromisso - Segundo a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que participou da ação, “realizar essa ação foi um compromisso assumido pelo governador, mesmo antes de estar à frente do Estado. Infelizmente, enfrentamos a pandemia, mas graças a Deus estamos retomando as atividades com segurança. Agora estamos vendo as famílias sendo atendidas de forma plena, como deve ser feito pelo Estado. São ações de cidadania e saúde, com compromisso e respeito com essas famílias que se fazem presentes em cada um desses bairros”.

Banheiras, cadeiras de banho e cadeiras de rodas são essenciais para a mobilidade e a higiene“Eu agradeço muito ao governo por essa cadeira de rodas. A minha já está em péssimas condições, e no momento eu não tinha condições de comprar uma nova, já que é muito cara", disse Ulisses Silva dos Santos, morador do bairro Icuí-Guajará.

A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, que ainda oferece, aos finais de semana, consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios pela Paz em Belém, Ananindeua e Marituba.

Em todas as ações há palestras educativas sobre temas de interesse geral, como prevenção à Covid-19 e saúde oral, além de distribuição de kits para higiene bucal.

Nas próximas semanas, moradores de outros bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz serão beneficiados.