Cosanpa conclui cursos gratuitos em quatro municípios paraenses, nesta sexta-feira

Cem participantes foram beneficiados e receberam certificados de qualificação que irão ajudar na atuação em diferentes ramos profissionais

25/06/2021 16h39 - Atualizada em 25/06/2021 17h38

Concluintes do curso de manicure e pedicure, em AnanindeuaNesta sexta-feira (25), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluiu cinco cursos gratuitos realizados durante a semana, nos municípios de Ananindeua, Belém, Breves, no arquipélago do Marajó, e  em Castanhal, no nordeste paraense. Ao todo, 100 participantes foram beneficiados e receberam certificados de qualificação profissional.

Desempregada, Marcilene Carvalho resolveu participar do curso de manicure e pedicure para tentar novas oportunidades e retornar ao mercado de trabalho. “Quero agradecer a Deus e à Cosanpa, que nos proporcionou esse curso para entrarmos no mercado. Para nós, é um novo aprendizado que veio para nos capacitar. A gente não teria, no momento, como pagar um curso e só tem a agradecer”, declarou a moradora do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

Turma conclui formação em agente de portaria, em Castanhal Em Breves, no arquipélago do Marajó, foi ofertado o curso de atendente de farmácia para 20 moradores do município. “O curso vai me agregar muito e espero que me ajude nas oportunidades de emprego”, disse, esperançoso, o estudante Eduardo Matos.

Paulo André trabalha como barbeiro no bairro do Telégrafo, em Belém, e decidiu fazer o curso de design de sobrancelhas para oferecer uma nova opção de serviço aos clientes. “Eu sou o único homem entre as mulheres do curso. Isso vai me ajudar a ter uma renda extra. Gratificante ter esse curso na nossa comunidade, reconhecendo o esforço de quem está começando agora, que teve que se virar por conta da pandemia”.

Em Castanhal, de segunda a sexta-feira, foi realizado o curso de agente de portaria. “Me sinto muito feliz de chegar até o fim do curso porque nos ajudaram a nos preparar para entrar no mercado de trabalho com qualificação. Agradeço toda a equipe da Cosanpa”, disse Diego Gonçalves.  

Ananindeua - curso de manicure e pedicureA Cosanpa realiza ações socioeducativas e cursos gratuitos em municípios onde há obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal em andamento. Em Belém, os cursos foram possíveis por conta das obras no Complexo Bolonha e pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, no bairro do Telégrafo. Em Ananindeua, está em andamento a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro Águas Lindas. O sistema de água de Breves está sendo ampliado com nova estação de tratamento de água e novas redes para atender a população com água de qualidade. Em Castanhal, as obras de ampliação do sistema de água irão atender mais de 65 mil pessoas, em mais de nove bairros.

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)