Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMATER

Emater orienta Agricultores de Soure para valorização dos produtos e ampliação de mercados 

Por Governo do Pará (SECOM)
28/06/2021 12h09

Cerca de 50 itens, entre frutas, hortaliças, leite e derivados, ovos, frango, farinha, tucupi, maniva e até sorvetes, feitos de leite de búfala, e o chouriço marajoara, estão entre os produtos que os agricultores familiares de Soure, com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará ( Emater), já produzem para a merenda escolar da localidade.

Reunidos na Associação de Agricultores Familiares dos Campos do Marajó (AAFCAM), os 54 produtores se organizam agora, para um novo desafio, colocar também seus produtos à venda, em uma rede atacadista no município.

“Sempre foi um sonho coletivo da associação, abastecer o mercado local. Começamos com a merenda escolar e agora estamos com a expectativa de fornecer nossos produtos, também, para a Rede Atacadista, fazendo com que cheguem ao consumidor em geral”, afirma Bruna Silva, presidente da AAFCAM.

Entre as ações de competência da  Emater, no apoio aos agricultores, para a diversificação da produção e ampliação dos mercados, o coordenador do escritório local da Empresa, Fernando Moura, destaca desde a prestação de Assistência Técnica nas propriedades, à organização da escala de entrega dos produtos, passando pelo estímulo às práticas agroecológicas, para oferecer artigos de qualidade e sustentáveis e, para que os produtores agreguem valor às mercadorias, e se diferenciem, até o desenvolvimento de projetos financeiros para investir e custear a sua produção; e a assessoria para produtores que buscam a certificação de inspeção.

“Com o apoio da Emater, os agricultores não somente são orientados para produzir dentro das boas práticas de produção e agroecológicas, mas também recebem apoio para que se estabeleça a comunicação entre produtor e cliente”, explica Fernando.

Em junho, a Emater, juntamente com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), promoveu um encontro entre uma rede atacadista local e Associação de agricultores familiares, para fornecimento de gêneros alimentícios produzidos em Soure e região, para abastecer o mercado local.

Os agricultores já iniciaram o fornecimento de alguns itens como; coentro, alface, couve e farinha, de forma alternada, para a rede atacadista local. 

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)