Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTOS E HIDROVIAS

Termo de cooperação técnica prevê novo terminal hidroviário em Oeiras do Pará

Assinatura de documento nesta segunda, 28, entre CPH e Prefeitura deve beneficiar cerca de 30 mil habitantes

Por Bruno Magno (SEOP)
28/06/2021 16h04

Presidente da CPH, Abraão Benassuly e prefeita de Oeiras do Pará (centro), Gilma Ribeiro, celebram a futura construção do porto da cidade. Deputado Orlando Lobato também esteve presente.Em breve, o município de Oeiras do Pará, no Baixo Tocantins, vai ganhar um moderno terminal hidroviário de passageiros que será construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Na tarde desta segunda-feira (28), o presidente da CPH, Abraão Benassuly, e a prefeita do município, Gilma Ribeiro, assinaram o termo de cooperação técnica que prevê a construção do porto no local do antigo trapiche, às margens do rio Araticu.  

"O Governo do Estado, por meio da CPH, e a Prefeitura de Oeiras celebraram esse importante documento hoje, que prevê a construção do terminal hidroviário. O novo porto deve atender cerca de 30 mil habitantes do município e proporcionar mais segurança e conforto para aquela região", destacou Abraão Benasuly, presidente da CPH. O próximo passo agora é abrir licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo do terminal. 

Assim como os demais terminais construídos ou reformados pela CPH, o porto de Oeiras do Pará deve contar com com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. O terminal será construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro, ressaltou que o terminal vai ajudar no desenvolvimento econômico do município. "Estou muito satisfeita, o terminal vai alavancar a economia do município, gerando emprego, renda e escoamento de produção. Esse terminal será de grande importância, pois na nossa região as pessoas utilizam o rio para se locomover", disse a gestora municipal, que esteve acompanhada pelo deputado estadual Orlando Lobato. 

Localizado às margens do rio Araticu, o município de Oeiras do Pará possui cerca de 30 mil habitantes e sua base econômica tem como eixo as atividades de extrativismo, pesca e agricultura.