Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater recebe equipamentos que vão reforçar ações do Cadastro Ambiental Rural no Pará

Computadores de alta performance foram assegurados pelo Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, vinculado à Semas

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2021 15h32

Computador pronto para envio de escritório da Emater no interiorOs 22 computadores de alta performance e nobreaks serão distribuídos para escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em 20 municípios do Estado, incluídos no Acordo de Cooperação Técnica com o Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes (NEPMV), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Os equipamentos, disponibilizados pelo NEPMV, vão contribuir com as ações de campo no Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas Regiões de Integração Rio Caeté, Rio Capim, Marajó e Rio Guamá.

A presidente da Emater, Lana Reis, destacou a importância de se garantir a infraestrutura necessária para os extensionistas. “É necessário dar condições de trabalho para quem vai estar no campo. Os técnicos conhecem a realidade e precisam de todo o suporte para realizar as atividades”, afirmou a gestora.

Um apoio que chega em um momento oportuno e que dará mais agilidade a realização dos cadastros, acredita o coordenador técnico da Emater, Paulo Lobato “Todo investimento melhora a qualidade do serviço e garante aos extensionistas ferramentas para executar as metas nos municípios de atuação do ACT”.

Servidor da Emater faz uso do computador de alta performance assegurado pelo Programa Municípios Verdes para ampliação do CARA meta de inscrição no CAR pela Emater é de 6.210 imóveis rurais de até 4 módulos fiscais, e já atingiu cerca de 80% do esperado.

O acordo de cooperação do NEPMV com a Emater definiu a prioridade de atuação em quatro Regiões de Integração do Estado do Pará -  Rio Caeté, Capim, Guamá e Marajó; que abrangem 65 municípios que ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Estado de 80% de área cadastrável registrada no Sistema de Cadastro Ambiental Rural.

PMV

O Programa Municípios Verdes (PMV), é um programa do Governo do Pará desenvolvido em parceria com municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF).  O PMV tem por finalidade apoiar a consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis rurais e o fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal (GAM), de modo a contribuir para o combate ao desmatamento e à degradação florestal no estado do Pará.

*Texto de Etiene Andrade (Ascom / Emater).