Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Moradores do bairro da Cabanagem aguardam conclusão das obras da Usina da Paz da Cabanagem

Previsão de entrega de instalação no bairro é no segundo semestre de 2021

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
30/06/2021 15h57

Ansiosa, a pedagoga Lene Menezes, moradora há 25 anos do bairro da Cabanagem, em Belém. Ela conta que não vê a hora da Usina da Paz (UsiPaz) começar a funcionar. ‘’Essa obra vai ajudar muito os moradores aqui do bairro. Eu e minha família vamos aproveitar ao máximo os serviços que serão disponibilizados na Usina, principalmente os ligados à saúde e ao esporte’’, ressaltou a moradora.

A pedagoga Lene MenezesAs obras prosseguem em ritmo acelerado e já estão fase de acabamento do reboco de todos os prédios. ‘’A Usina da Paz da Cabanagem é uma das unidades que está prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano. As UsiPaz vão oferecer serviços amplos para a comunidade na área da saúde, esporte, cultura e lazer, esses que são serviços essenciais e que muitas das vezes a população não têm tão próximo de si, ou seja, eles terão serviços de qualidade, nós estaremos trabalhando uma cultura de paz, que respeita as outras pessoas, e que o jovem possa sair com outros objetivos de vida e não o que hoje lhes é ofertado pelas ruas’’, ressaltou o diretor das Usinas da Paz, coronel Marcos Lopes.

O diretor das UsiPaz ressaltou também a importância do trabalho realizado em conjunto com as Secretarias do Estado. ‘’Nós estamos nos preparando juntamente com todas as Secretarias que estão dentro do projeto, que já estão com o seu planejamento preparado para ofertar o melhor serviço para a população, esses atendimentos serão realizados de terça-feira a domingo em três turnos (Manhã/Tarde/Noite)’’, concluiu.

A comerciante Diulia MonteiroA moradora Diulia Monteiro tem um pequeno comércio em frente às instalações da UsiPaz da Cabanagem. Segundo ela, o bairro estava precisando de um espaço assim que vai beneficiar os moradores da área. 

‘’Esse projeto veio em boa hora, aqui no bairro não temos uma área de lazer e, para atendimento médico, só temos um posto de saúde, além disso, pretendo colocar a minha filha de 6 anos para fazer esportes’’, afirmou a comerciante.    

 Parceria

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado.

As obras estão sendo executadas em parceria com as empresas Vale e Hydro, que estão arcando integralmente com os custos. O Governo não receberá nenhum recurso econômico, mas receberá as Usinas prontas e equipadas.

Espaços e Serviços 

Entre os espaços, as UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços. Como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.