Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seaster dá orientação nutricional para prevenir doenças em bairros atendidos pelo TerPaz

As ações envolveram moradores dos bairros do Jurunas e Cabanagem, em Belém, e do município de Marituba, na região metropolitana

Por Camila Santos (SEASTER)
01/07/2021 12h17

Técnica da Seaster em atendimento à moradora do bairro do Jurunas, em Belém, em ação articulada dentro do Territórios pela Paz Durante todo o mês de junho, a Secretaria de Estado  Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) ofereceu atendimentos de avaliação e orientação nutricional a moradores de diversos bairros da capital, através do programa Territórios pela Paz, coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac). Finalizando os atendimentos dos mês, equipes da Seaster estiveram no Centro Comunitário Paulo Roberto, no bairro do Jurunas, em Belém.

Joana Matos Batalha, presidenta do centro comunitário, classificou como "gratificante" a ação no bairro, que tem um número expressivo de idosos que necessitam do serviço.

“O centro ficou fechado durante muito tempo neste período de pandemia, e agora receber a população aqui, oferecendo atendimentos de saúde, é bom demais, principalmente aos nossos idosos que necessitam destas orientações”, disse ela.

Maria Madalena do Rosário mora no Jurunas desde a infância e conta que, por conta da pandemia, evitou sair de casa, inclusive para buscar atendimentos de saúde. Ela disse que a avaliação nutricional perto de casa é muito importante.

“Muito boa a ação, tanto para mim, quanto para as outras pessoas aqui do bairro, principalmente os idosos, pois evitar que tenhamos de ir mais longe pra conseguir este atendimento. Eu evitei sair de casa até pra ir ao médico nesse tempo de pandemia, então estava precisando bastante”, contou. 

PREVENÇÃO

A Seaster, através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), promove ações de orientação nutricional durante todo o ano, como medida de incentivo à prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade, além de discutir e propor estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, assunto que no mês de junho é debatido com maior intensidade pelos setores da sociedade civil, por causa do Dia Mundial da Segurança Alimentar e Nutricional, comemorado em 12 de junho.

“As ações de orientação nutricional reforçam a não inserção das pessoas em uma zona de insegurança alimentar, atribuindo  orientações de como aproveitar o que elas consomem em seu dia a dia, de acordo com suas realidades, diminuindo, assim, os índices de pessoas que não possuem uma alimentação digna, de qualidade e em quantidade suficiente", reforça a nutricionista da Seaster, Sara  Mendes.

Durante o mês de junho, os atendimentos foram realizados nos bairros da Cabanagem e Jurunas, e no município de Marituba, atendendo, ao todo, 45 pessoas.