Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Ação de saúde fecha o primeiro semestre com mais de 78 mil atendimentos pelo TerPaz

Testes para Covid-19, vacinação e entrega de equipamentos para pessoas com deficiência estão entre os serviços oferecidos de forma gratuita

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
02/07/2021 15h17

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), de janeiro a junho deste ano, já foram realizados mais de 78 mil atendimentos no projeto TerSaúde, que é executado pela Sespa dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). As ações ocorrem aos finais de semana, nos sete territórios beneficiados pelo programa: Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba.

A dona de casa Júlia Moraes foi uma das beneficiadas. Ela já participou das ações de saúde para se consultar. “Eu fui fazer um check-up, sai de lá com todos os encaminhamentos possíveis, consegui fazer tomografia do crânio e exame de sangue, foi tudo bem rápido. Quando o resultado ficou pronto, eu retornei para os médicos avaliarem. Essa ação é maravilhosa, está sendo muito bom esse atendimento”, contou.

Nas atividades são oferecidas triagens com técnicos de enfermagem, enfermeiros, atendimentos médicos, clínico geral, pediatra, ginecologista, encaminhamento para consultas especializadas, realização de testes rápidos para Covid-19 e ISTs, sífilis, hepatites B e C. Há também vacinação contra o vírus H1N1, tríplice viral e imunização contra o HPV. Além disso, são feitas palestras educativas e preventivas contra o coronavírus, saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal.

“Durante as ações do TerSaúde são realizados diversos procedimentos, sendo que a pessoa tem a opção de fazer vários atendimentos na mesma ação, é uma gama de serviços que o Estado oferece à população. Tivemos uma grande procura nesse semestre e é pensando nisso que, nos próximos meses, queremos implantar mais serviços para os territórios”, disse a Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz. 

 

Combate à pandemia

Com a mudança no bandeiramento no dia 3 de março, que passou para o vermelho, as ações do Ter Saúde se adaptaram para atender a necessidade da população, a estratégia que foi pensada também observando o aumento da demanda nas Policlínicas Itinerantes, como nas unidades do Hangar; Núcleo de Esporte e Lazer; e Mangueirinho. Foi nesse intuito, que nos meses de março e abril deste ano, o atendimento nos bairros do TerPaz ficou voltado exclusivamente para casos leves e moderados da Covid-19. Ainda segundo dados da Sespa, no total foram realizados mais de 21 mil atendimentos.

O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, ressaltou a importância desse serviço à população atendida pelo TerPaz. “O trabalho que a Secretaria de Saúde do Estado vem desempenhando é fundamental para dar continuidade à política pública dos Territórios pela Paz. Atenção, acolhimento e serviços são oferecidos às comunidades que outrora se encontravam desamparadas pelo poder público. Hoje conseguimos chegar até esses moradores, levando atendimento médico de qualidade, exames, encaminhamentos”, disse. 

Segundo Balestreri, o diferencial para o resultado positivo dessa ação é fruto da dedicação dos servidores que participam do projeto. “Ressalto o trabalho e o esforço de todos os servidores que deixam suas casas para atender quem mais precisa, muitas vezes aos finais de semana, principalmente neste período difícil da Covid-19, para garantir saúde e cidadania a esses moradores”, disse o secretário estratégico de articulação da cidadania.

 

Cadastro de pessoas com deficiência

Nas ações do TerSaúde, também são realizados cadastros de pessoas com deficiência, aos moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz, para receberem cadeiras de rodas e emitirem documentos. Cadastramento que foi iniciado o mês de maio, e até agora já foram entregues 337 cadeiras de rodas.

“Também oferecemos a emissão do Passe Livre para pessoas com deficiência, que podem usar em viagens intermunicipais, além de um cadastro para a aquisição de cadeiras de rodas, basta levar um laudo médico, o cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação para ambos os serviços”, contou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.