Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Ação Integrada de Cidadania leva serviços para a comunidade em Icoaraci

Emissão de documentos registrou maior número de atendimentos nesta sexta-feira, 03

Por Dayane Baía (ARCON)
02/07/2021 17h37

A Fundação ParáPaz coordenou uma Ação Integrada de Cidadania nesta sexta-feira (02), na Escola Estadual Coronel Sarmento, em Icoaraci, distrito de Belém. Em articulação com a Polícia Civil do Pará e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foram ofertados serviços como a emissão de documentos, além da realização de testes rápidos, consultas médicas e aplicação de vacinas.

Elaine Cristina Santa Brígida Pinheiro, 40 anos, está organizando a vida após a mudança de endereço. “Nós estávamos morando há oito anos em Mãe do Rio e para lá não tirava, era longe a cidade. Há dois meses estamos morando em Icoaraci e vim atrás de colégio, já tirei o CPF e agora vou tentar a identidade”, revelou. Enquanto esperava o atendimento, as filhas dela aproveitaram as atividades lúdicas oferecidas na ação.

Com apenas dois anos de idade, a pequena Ana Vitória de Macedo já emitiu o primeiro documento de identidade. “Ela precisa tirar a carteirinha do Sesc, já que o pai dela trabalha no comércio e estávamos precisando. Foi muito importante essa ação ter nos proporcionado essa oportunidade. Passamos pela consulta pediátrica, agora vamos para a vacina, pois devido à pandemia, algumas (vacinas) precisam ficar em dia. Ela é tranquila, deu tudo certo”, contou a mãe, a autônoma Ana de Macedo, 49 anos.

Para o presidente interino da Fundação ParáPaz, John Cavalcante, o trabalho desenvolvido se alinha às ações estratégicas do Governo em diversos segmentos.

“O Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz, integrada com outros órgãos de governo, vem promovendo essas ações de cidadania, de saúde e assistência na Região Metropolitana de Belém. A expectativa é o atendimento de mais de 800 pessoas, com emissão de RG, 2ª via de certidão de nascimento e atendimentos de saúde. E o objetivo dessas ações que estão sendo realizadas é levar o acesso a este tipo de serviço que, por conta da pandemia, tornou-se difícil. Então o Governo tem este compromisso, de levar política pública, serviço de qualidade para a população do Estado do Pará e aqui na Região Metropolitana não poderia ser diferente. “

 Atendimentos - A emissão de documentos foi um dos serviços mais procurados pela comunidade. O motorista Glebson Miranda, 43 anos, levou os filhos para fazer a vacinação e emitir certidão de nascimento. “Eu avalio como excelente. Mais do que nunca o Governo do Estado está de parabéns por essa ação”, contou.

O sobrinho dele, o estudante de jornalismo João Pedro Melo Miranda, 22 anos, aproveitou para emitir a segunda via do RG. “Muito boa a ação. Eu estava precisando e com o evento foi mais fácil. Depois da pandemia, com o documento, vou poder ir ao cinema, frequentar alguns lugares e posso comprovar que sou maior de idade”, pontuou.

A Sespa ofereceu ainda serviços médicos em atendimentos com médico clínico geral, pediatra e ginecologista; regulação para consultas, exames e cirurgias especializadas; palestra educativa e preventiva de saúde bucal; realização de testes rápidos (Sífilis, Hepatite B e C, HIV); palestras educativas de prevenção à Covid-19; e aplicação de vacinas, como as da H1N1, HPV, Tríplice Viral/ Sarampo.

Rita Braga, 50 anos, dona de casa, agradeceu a iniciativa. “Já tive vários atendimentos, passei pelo clínico, pelo ginecologista e também pela identidade, que eu tirei a senha para o pai dos meus filhos que é morador de rua. Vocês são excepcionais. Que vocês possam sempre estar ajudando os menos favorecidos. Que Deus possa recompensar a todos e sopre os nomes de todos vocês”, desejou.

Projeto - Durante o evento, a Fundação ParáPaz desenvolveu uma agenda sobre o Projeto “Entre Elas”, que visa acolher e estimular a autonomia feminina por meio do acesso a políticas públicas. 

A doméstica Ruth Batista da Silva, 41 anos, estava entre as participantes. “Estava esperando meu marido vir me buscar. Entrei e gostei. Me senti super bem, muito acolhida. Vim tirar identidade e fiz os testes rápidos que faço sempre. Eu comecei a trabalhar muito cedo, aos 15 anos, sou mãe de três filhos. De lá para cá, só batalha. Vejo o meu futuro com paz e felicidade que são importantes para mim”, acredita Ruth.