Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2021

Equipes de manutenção técnica e saúde do Corpo de Bombeiros atuam em Salinópolis

Corporação realiza medidas preventivas para garantir a saúde dos agentes e o pleno funcionamento da frota e dos equipamentos

Por Sargento BM Barreto (CBM)
04/07/2021 18h40

No âmbito da Operação Verão 2021, realizada pelo Governo do Pará por meio dos órgãos que integram o sistema de segurança pública, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desenvolvem outras ações, tão necessárias à população quanto as medidas de prevenção e salvamento realizadas principalmente nas praias, rios e igarapés no mês de julho.Equipe monitora a saúde dos bombeiros militares que participam da Operação Verão 2021

Equipes do Centro de Manutenção de Viaturas da corporação foram deslocadas para o município de Salinópolis, na região Nordeste, e o distrito de Mosqueiro, em Belém, para fazer a manutenção das viaturas e materiais operacionais motorizados, a fim de garantir o pleno funcionamento da frota.

O 3º sargento BM Edivaldo Adriano, que chefia a equipe em Salinópolis, destaca a relevância desse trabalho para o êxito da Operação Verão, pois a ausência de um equipamento ou de uma viatura pode comprometer a eficiência da atuação do Corpo de Bombeiros Militar. “Fazer parte dessa ação de retaguarda da Operação Verão é gratificante. Saber que nosso trabalho dá suporte e transmite segurança ao guarda-vidas que está na beira da praia nos demonstra o quanto nosso trabalho é valoroso”, frisou o militar.Corporação está pronta para agir com rapidez e eficiência nas demandas em SalinasMonitoramento - Outra ação importante é desenvolvida pela Diretoria de Saúde da corporação. Duas equipes foram enviadas a municípios do interior para dar suporte aos bombeiros militares. A ação inclui aplicação de testes rápidos para Covid-19 em agentes que apresentem sintomas da doença. Se o resultado for positivo, o agente é imediatamente afastado para iniciar o tratamento.

A subtenente BM Firmina Santos, que chefia a equipe de saúde em Salinópolis, composta por mais quatro bombeiros, informou que “o CBM acerta ao prestar esse suporte de saúde aos seus agentes, para que eles possam estar na praia com tranquilidade. A pandemia ainda não acabou, e não podemos relaxar nos cuidados de prevenção”.

O 1º Grupamento Marítimo Fluvial (Gmaf) também mobiliza uma equipe especializada em mergulho de resgate, para atender no menor tempo possível as demandas nessa área. O cabo Daleno Ribeiro, que chefia a equipe de mergulhadores de resgate em Salinópolis, composta por mais dois especialistas, ressaltou que o Corpo de Bombeiros “é uma força de pronto-emprego, para dar resposta imediata à população. É um dos nossos nortes, por isso estamos aqui em Salinas. Mas esperamos não precisar atuar, pois quando atuamos vidas já foram perdidas. Ressaltamos aos frquentadores: divirtam-se com segurança e responsabilidade”.