Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NUTRIÇÃO

Santa Casa, Sopape e Unicef estruturam ações que devem beneficiar crianças no Pará

Guia elaborado para mães e cuidadores irá destacar necessidade da nutrição saudável para os pequenos

Por Valéria Nascimento (SECOM)
05/07/2021 14h34

Durante encontro ocorrido na última semana, a Santa Casa do Pará em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e Unicef estruturaram as ações para o lançamento do Programa 10 Passos para nutrição saudável, com ênfase no aleitamento materno. Durante a programação foi feita a exposição de trabalhos relevantes que a Fundação realiza, como o Método Canguru, o Banco de Leite Humano e a apresentação do projeto "Unidades Amigas da 1ª  Infância em Belém".

Segundo Antônio Carlos Cabral, sanitarista especialista em saúde e representante da Unicef – regional Norte, o objetivo é levar a cartilha para mães de pacientes neonatais e permitir que conheçam as orientações e os cuidados em relação a essa alimentação saudável até os dois anos da criança.

“Esse projeto foca muito a questão de desenvolver competências para as mães que por aqui passarão, que por aqui terão seus filhos, para a questão de amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida de seus filhos, e após esse período, uma alimentação saudável até os dois anos da criança. Essas mulheres serão, em conjunto com a equipe profissional daqui da Santa Casa, orientadas e conhecerão um guia com os 10 passos para a nutrição saudável e levarão esse guia para suas casas, para que junto com a sua família e outros cuidadores conheçam o conteúdo e incorporem na sua prática, as orientações e os cuidados em relação a essa alimentação saudável.O importante, para nós, é essa parceria firmada com a Santa Casa na defesa dos direitos das crianças do estado do Pará”, destaca o representante do Unicef.

De acordo com a pediatra neonatologista Vilma Hutim, coordenadora do Método Canguru na Santa Casa e presidente da Sopape, o projeto piloto é de grande importância para ser desenvolvido em uma  maternidade, principalmente na Santa Casa, unidade de referência que possui um dos maiores números nascimentos do Estado.

*Esse projeto atua como um reforço para o incentivo do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e auxilia para que essas mães saiam da maternidade  empoderadas e  informadas sobre os 10 passos para nutrição saudável nos primeiros 1.000 dias de vida. Essa troca de informações inclui debates sobre a inclusão de alimentação complementar no 6º mês de vida, quais os alimentos são recomendados e saudáveis.  A grande importância deste projeto está no cuidado integrado da saúde da criança paraense, dentro de uma rede compartilhada, que começa na atenção primária, que inclui a maternidade da região, e mantém o seguimento na família, no lar, na unidade de saúde do bairro, do município” .

A inauguração do projeto ocorrerá no dia 10 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Ao todo, mais de mil mães serão orientadas sobre conhecimentos de nutrição, além dos cuidados de recém-nascidos prematuros.

Hospital Amigo da Criança 

Desde 1998, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar vêm sendo consideradas as principais ações da Santa Casa enquanto Hospital Amigo da Criança.
 
A iniciativa, criada em 1991 pela Organização Mundial da Saúde, Unicef e Ministério da Saúde, conta com uma  série de procedimentos voltados aos bebês desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida.

Texto: Rafaela Soeiro