Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Governo do Pará entrega asfalto e anuncia novas obras em Santa Bárbara

Helder Barbalho assinou autorizações para a construção dos trapiches de Genipaúba e de Caiçaua, que vão garantir mais infraestrutura e segurança

Por Kátia Aguiar (COHAB)
05/07/2021 16h11

Durante o ato de entrega de um pacote de obras e serviços em Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém (RMB) o governador Helder Barbalho entregou, nesta segunda-feira (5), três quilômetros de asfalto naquele município.

O asfalto chegou por meio do Programa Asfalto Por Todo o Pará, que garante a  execução de serviços de terraplenagem, drenagem superficial, pavimentação e sinalização, beneficiando as comunidades Ana Júlia, Centro, Beira Rio, Coleipa, Livramento e Charleslândia.

O chefe do Executivo Estadual também anunciou para o segundo semestre uma nova rodada do “Asfalto por Todo o Pará” para o município de Santa Bárbara. “Tiraremos esse povo da lama e da poeira. Firmo aqui a parceria do trabalho e da união para fazermos com que esse município seja um lugar de acolhimento e de bem-estar. Um lugar em que todos tenham o prazer de viver”, garantiu.

Durante a agenda em Santa Bárbara, o governador assinou ainda ordens de serviço que autorizam o início das obras de construção dos trapiches de Genipaúba e de Caiçaua, que vão garantir mais infraestrutura e segurança para moradores e visitantes do município. A construção da rampa de concreto na Orla de Genipaúba terá um investimento estadual de R$ 113,2 mil. O prazo de execução está estimado para 60 dias. Já a construção do trapiche Municipal do Caiçaua contará com o aporte de R$ 201,4 mil e também tem o prazo de conclusão previsto para 60 dias.

"Asfalto por Todo o Pará"

Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o "Asfalto Por Todo o Pará" já beneficiou 96 municípios paraenses com obras de pavimentação, construção de calçada e meio-fio, garantindo mais qualidade de vida e infraestrutura urbana para todas as regiões do estado.

"Vivemos aqui há quase 15 anos e não tinha nem piçarra na rua, era só barro. Agora está muito bom, uma maravilha andar na nossa comunidade", comemorou Nazareno do Socorro, presidente da comunidade Ana Júlia, durante ato que reuniu lideranças políticas da região, como o deputado federal Beto Faro, as deputadas estaduais Dilvanda Faro e Dra. Luisa, assim como prefeita de Bevevides, Luziane Solon, e vereadores de diversos municípios da RMB.

O prefeito de Santa Bárbara, Marcus Colares, o Marcão, destacou que o tempo é de trabalho no município de Santa Bárbara. "O governador vai fazer uma parceria também para fazer a conservação da estrada do Caiçaua que foi pavimentada há pouco tempo, mas está sem condições de trafegabilidade. O Governo entrará com a massa asfáltica e o município com a mão de obra, pois é com parceria que se constrói um município desenvolvido", defendeu.

Para o engenheiro civil Ruy Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), pasta responsável pela execução do programa Asfalto Por Todo o Pará, o momento é de grande satisfação. "É com muita alegria que nós voltamos ao município de Santa Bárbara para entregar vias totalmente pavimentadas. Este é um programa de grande magnitude que está garantindo não só mais infraestrutura e mobilidade urbana, mas também qualidade de vida para a população do município e de todas as regiões do Estado" afirmou o secretário.