Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado autoriza o início da reconstrução e ampliação do Terminal Hidrovário de Breves

Governador assina autorização da obra em parceria com a prefeitura, que beneficiará a população de Anajás, Bagre, Melgaço e de outros municípios da região

Por Dayane Baía (ARCON)
05/07/2021 17h02

O governador Helder Barbalho assinou na tarde desta segunda-feira (5), a ordem de serviço para o início imediato das obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário de Breves, na região do Marajó. A Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) é responsável pela condução do projeto. 

O governador assinalou que o novo equipamento irá garantir acolhimento humanizado e acessibilidade adequada a passageiros, além de infraestrurua adequada ao embarque e desembarque de cargas.

"Lembrando que a obra também beneficia moradores de Anajás, Bagre, Melgaço, toda aquela microrregião marajoara. Este é mais um compromisso de cuidar da nossa ilha, onde rios são ruas, e o transporte fluvial é determinante para a comunicação e a vida das pessoas. Um investimento de mais de R$ 11 milhões, no qual governo do Estado e Prefeitura reafirmam compromisso de cuidar de Breves, do Marajó e seguir com o trabalho por todo o Pará", declarou Helder Barbalho.

O presidente da CPH, Abraão Benassuly, detalhou a elaboração do projeto. "A cidade merece uma obra digna, confortável aos seus munícipes, e o governador recomendou que fizéssemos, além da obra civil, todo um trabalho de fundeio que nós chamamos de naval. É uma obra orçada em R$ 11,5 milhões, com prazo de 12 meses previsto para a entrega. Temos certeza absoluta que, com a reconstrução do terminal hidroviário de Breves, ganha a população porque vai alavancar o escoamento da produção, o conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros que se deslocam pelo modal hidroviário para as cidades vizinhas e para a capital", pontuou o gestor.

PARCERIA

O investimento na malha hidroviária segue o que o governo do Estado vem executando na melhorias nas estradas e rodovias paraenses.

O prefeito Xarão Leão agradeceu à parceria entre Estado e município. “Breves é uma cidade importante do arquipélago do Marajó, uma cidade polo que, todos os dias, recebe um fluxo de passageiros muito grande. Então essa obra é de grande importância. Agradecemos ao governador Helder e toda sua equipe de governo, que foram céleres na elaboração da licitação e agora já estamos assinando contrato para a obra de 12 meses. Muito obrigado pela parceria e pelo reconhecimento da nossa cidade”, afirmou.