Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Seaster realiza capacitação para coordenadores do programa de aquisição de alimentos

Por Camila Santos (SEASTER)
06/07/2021 11h58

Retomando as atividades de formação e capacitação presencial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de compra com doação simultânea, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), deu iniciou ao evento Trilhas Formativas, que visa a qualificação de novos coordenadores do PAA nos municípios.

O evento é coordenado pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), que aborda, dentre as temáticas da capacitação, sobra as políticas direcionadas ao funcionamento do programa e os procedimentos reservados à gerência dos postos de recebimento.

"O Trilhas Formativas, é de extrema importância para que os novos coordenadores municipais possam executar, com excelência, a proposta do programa, estabelecida em 2020, mas que está sendo executada em 2021, por conta da pandemia", comentou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa, durante a abertura do evento.

O encontro antecede as capacitações presenciais voltadas ao funcionamento do PAA, agregando um novo formato de curso e atribuindo novas temáticas e públicos, como diz o coordenador do programa, Luís Dantas. "Anteriormente, era feito apenas uma capacitação para os gestores e coordenadores, que durava, em média, duas, três horas. Com o processo da pandemia, migramos para as capacitações online e fomos percebendo lacunas que haviam neste formato de capacitação. Agora, com o Trilhas Formativas, agregamos o público dos coordenadores do programa, que até então não eram atendidos. Percebemos que nos municípios, também haviam técnicos, que atuam em unidades recebedoras, e os próprios conselhos de controle das políticas públicas, que também são essenciais", complementou. 

O PAA atua com a promoção do acesso à alimentação saudável e o incentivo à agricultura familiar. Para isso, o programa compra alimentos produzidos por agricultores e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, através de equipamentos da rede socioassistencial, ou pela rede pública e filantrópica de ensino.

"O PAA é de suma importância no meu município. Há várias famílias de agricultores que necessitam do serviço de compra, oferecido pelo programa e outras que recebem os produtos adquiridos. São famílias muito carentes e que, atualmente, recebem a cesta de insumos com grande felicidade. É parte importante dos alimentos, necessários em suas mesas", reforçou a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do município de São Francisco.

Até o momento, a Seaster já capacitou 54 pessoas, entre coordenadores e técnicos, de 33 municípios do Estado.