Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES E LOGÍSTICA

CPH publica aviso de licitação para a construção do Terminal Hidroviário de Salvaterra

Alavancar o turismo e garantir conforto e segurança aos passageiros são objetivos do investimento estadual

Por Giovanna Abreu (SECOM)
06/07/2021 12h19

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira (5), o aviso de abertura de processo licitatório para a contratação de empresas que executará as obras e serviços de engenharia para a construção do Terminal Hidroviário Turístico Fluvial, no município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó.

De acordo com o presidente da Companhia, Abraão Benassuly, o valor global estimado para a obra é de R$ 4.334.841,80. “É um empreendimento que vai alavancar o turismo da região, dar conforto e segurança aos passageiros que por ali transitarem”, ressalta. 

As empresas interessadas podem acessar os sites da CPH ou do Compras Pará e acompanhar mais informações sobre a licitação do empreendimento, que tem por critério de julgamento o menor preço global. 

A data de abertura será no dia 26 de julho, às 9h, na Sala de Reuniões da CPH, na avenida Generalíssimo Deodoro, nº 367, no bairro da Umarizal. Mais informações, podem ser obtidas com envio de e-mail para licitacao@cph.pa.gov.br ou ligações telefônicas para os números: (91) 3221.4100 / 4108.4109.

NOVO TERMINAL

Em janeiro deste ano, o presidente da CPH recebeu o prefeito de Salvaterra, Carlos Alberto Gomes, para repassar detalhes sobre o projeto executivo, que estava em fase de elaboração, para a construção do novo Terminal Hidroviário do município.

O projeto da obra civil prevê sala de embarque, banheiros, guichês para vendas de passagens, cadeiras confortáveis, bebedouro e TV, além de quiosque para venda de artigos regionais. Já a obra naval contempla construção de conjunto naval com rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros.

A ideia é que novas empresas de navegação possam oferecer viagens para o município e que facilite as atividades dos barqueiros que fazem a travessia diária entre os municípios marajoaras, porque, atualmente, Salvaterra não conta com trapiche ou terminal hidroviário. Os usuários precisam atravessar o rio Paracauari para chegar até Soure utilizando apenas uma rampa de concreto para entrar nas embarcações.