Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

No aniversário de Mosqueiro, 150 famílias recebem benefícios do 'Sua Casa'

Recursos para melhoria das moradias foram entregues a quilombolas, pessoas com autismo e em situação de vulnerabilidade

Por Leonardo Nunes (SECOM)
06/07/2021 22h14

O Programa Sua Casa voltou a beneficiar moradores de Mosqueiro, desta vez chegando a 150 famíliasData em que o Distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém, comemora 126 anos, o governo do Estado levou nesta terça-feira (06) 150 benefícios do Programa Sua Casa, para famílias que residem na vila. Foram beneficiadas pessoas remanescentes de quilombos, com transtorno do espectro autista e em situação de vulnerabilidade. A programação na ilha incluiu a inauguração do Centro Multicultural Solar das Artes, realizado pela Prefeitura de Belém.

Orlando Reis, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), ressaltou que a entrega dos benefícios é uma ação do Estado que auxilia a melhoria da qualidade de vida da população. O presidente disse que a entrega do benefício, considerando particularidades específicas, é uma iniciativa inédita.

Orlando Reis (e), presidente da Cohab, durante a entrega dos benefícios em Mosqueiro“Importante parabenizar os moradores do distrito. Estamos presentes nestas comemorações entregando  hoje cerca de 150 benefícios do Programa Sua Casa. É um investimento de R$ 1,1 milhão, que vai trazer melhoria à vida das pessoas de Mosqueiro. Através deste programa fornecemos o material de construção e o pagamento da mão de obra para realização da obra”, destacou Orlando Reis.

Qualidade de vida - Moradora de Mosqueiro, Marli Chumber de Lima é uma das beneficiadas. Para ela, os recursos representam a esperança de transformar a casa de madeira em uma residência em alvenaria, para melhorar as condições do lugar onde vive com os dois filhos. “Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo comigo. Em nome de Jesus eu vou conseguir, porque a minha casa está muito feia, quase caindo em cima de nós. Agora vou conseguir construir a minha casa. A dificuldade tá muito grande com essa pandemia. Essa melhoria vai ajudar melhorar a qualidade de vida da minha família”, reforçou.Marli Chumber de Lima recebendo o benefício, que vai permitir realizar o sonho de uma casa melhor.

Já a descendente de quilombolas Cecília Cris Gomes Vinhas avaliou o benefício como "importante, porque eu não tenho condição de fazer a minha casa. Tenho três filhos, minha casa é pequena, e só tem um cômodo. Além disto, meu telhado tá caindo. Essa ajuda chegou em boa hora. Estou muito feliz”.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou que a parceria institucional entre governo do Estado e prefeitura tem gerado impactos produtivos para população do município. “Tantos presentes que a Ilha está ganhando, como ambulancha, reforma de duas unidades de saúde, entrega de motos para os agentes comunitários de saúde, quilômetros de asfaltos, tapa-buracos, um novo espaço de arte e agora a entrega dos benefícios do 'Sua Casa'. É uma conquista social importante. É muito significativo que as famílias recebam esses recursos e invistam em suas casas, para morarem com mais dignidade”, ressaltou o prefeito.Cecília Cris Gomes vai reconstruir a casa, que hoje só tem um cômodo

Ações na ilha - Essa não é a primeira vez que famílias de Mosqueiro são contempladas pelo Programa Sua Casa. No último mês de outubro, o Estado entregou mais de 600 benefícios a vários moradores de Belém, incluindo famílias de Mosqueiro.

Na área de segurança, Estado e Município assinaram convênio para a realização da Operação Verão 2021. A parceria prevê planejamento, desenvolvimento e execução de atividades voltadas para a recuperação de vias, limpeza de canais, capinação, raspagem, remoção de resíduos sólidos, pintura de meio-fio e poste, desobstrução de redes de drenagem e recuperação de bocas de lobo no distrito. O governo também realizou obras de manutenção e conservação da PA-391, rodovia que dá acesso à ilha,  e da Ponte Sebastião de Oliveira.

Outra iniciativa do Estado no distrito é o Programa Caixa D'água Para Todos, cuja meta é distribuir e instalar 11.060 caixas d’água, beneficiando cerca de 55 mil moradores de Belém, incluindo os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Em todo o Estado, mais de 8 mil residências já foram beneficiadas com a iniciativa. Em Mosqueiro, foram instaladas 474 caixas d'água, beneficiando 2.370 moradores.