Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

TerPaz cadastra moradores da Cabanagem para vagas de emprego formal oferecidas pelo Sine

Ação está programada para os sete bairros do programa Territórios Pela Paz e os próximos a serem atendidos serão os moradores do Guamá

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
07/07/2021 14h39

Moradores da Cabanagem aguardam para fazer o cadastro para vagas de emprego em ação promovida pelo Territórios Pela PazAssistente social, Socorro Meireles, 54 anos, moradora do bairro da Cabanagem há mais de 30 anos, se disse "esperançosa" com a ação de trabalho e cidadania promovida na manhã desta quarta-feira (07), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Valente Ribeiro, em Belém, em um dos sete territórios atendidos pelo programa Territórios Pela Paz.

"Nós nunca tivemos isso aqui no bairro; para poder realizar serviços como este tínhamos que sair da comunidade em busca de emprego e agora essa ação está vindo até nós e, com isso, me sinto como se fizesse parte desse programa. Aqui nós éramos esquecidos pelo poder público, mas agora está sendo diferente. Eu estou desempregada há 1 ano, mas com esperança de que dessa vez vou conseguir um trabalho’’, disse Socorro.

Socorro Meireles, assistente social, desempregada: "esperançosa"Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos moradores, com o cadastro de trabalhadores e consulta a vaga de emprego.

“Hoje nós estamos trazendo a intermediação de mão de obra para mais um território atendido pelo TerPaz, que é o bairro da Cabanagem, disponibilizando serviços à comunidade, que são de extrema relevância, para que as pessoas que estão desempregadas possam ter acesso ao mundo do trabalho, por intermédio do cadastro que é realizado. Nós entramos em contato com os comércios locais formais para que eles disponibilizem essas vagas ao morador de cada Território e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) entra com essa intermediação”, ressaltou a gerente de Intermediação de Mão de Obra da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE) da Seaster, Maura Rezende.

MAPEAMENTO

Durante o atendimento, os técnicos mapeiam vagas com a ajuda do Sistema Nacional de Emprego (Sine), um sistema nacional de atendimento que trabalha junto a uma rede de empregadores.

  "Após o cadastro, se houver vagas disponíveis, automaticamente a pessoa já sai com uma carta de encaminhamento para se apresentar na empresa, não quer dizer que esse candidato já será efetivado, primeiramente ele passará por uma pré-seleção, já que a empresa solicita vários candidatos. Após o cadastro caso não haja vaga, é disponibilizado um QR Code, em que a pessoa pode baixar o aplicativo ‘Sine Fácil’ e verificar se há disponibilidade”, informou Maura.  

Desempregada há 3 meses, a vendedora Tainara Lima, 25 anos, também aproveitou a oportunidade de fazer o cadastro. ‘’Antes tínhamos que sair daqui do bairro para conseguir atendimento, agora temos aqui na comunidade, o que facilitou muito, ficou bem mais acessível e prático’’, disse a moradora.Josafá dos Anjos, vigilante desempregado: "ótima oportunidade"

A gestora do território, Ivanilda Vieira, ressaltou a importância desse projeto. ‘’Estamos retornando com esse atendimento, após a mudança do bandeiramento, essa ação é de extrema importância, porque antes as pessoas precisavam se locomover para o centro da cidade para realizar esse cadastro, e muitas das vezes elas não tinham condições financeiras para isso, e agora é diferente, o serviço vem até eles’’, afirmou a gestora.

O vigilante Josafá dos Anjos, 48 anos, está desempregado há quase 1 ano, e disse que o bairro precisava de uma ação desse tipo. "Essa é uma ótima oportunidade para pessoas como eu, que estão na busca por um trabalho de carteira assinada’’, relatou o morador.

As ações vão continuar nos outros seis territórios atendidos pelo programa TerPaz, o próximo atendido será o do Guamá, em Belém.