Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Estado apresenta o programa Territórios Pela Paz a Canaã dos Carajás

Perspectiva é levar projetos, ações e serviços em segmentos importantes, como cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, entre outros de interesse das comunidades beneficiadas

Por Paulo Garcia (SETRAN)
07/07/2021 17h40

Reunião de apresentação do TerPaz aos secretários municipais de Canaã dos CarajásO Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) promoveu na manhã desta quarta-feira (07), em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, uma apresentação sobre o programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz).

O objetivo é levar serviços e projetos do TerPaz, já realizados na Região Metropolitana de Belém, para a região Sudeste, a começar pelos locais onde estão sendo construídas as Usinas da Paz, como Parauapebas e Canaã dos Carajás.

O evento contou com a participação de representantes da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz e do secretariado municipal de Canaã dos Carajás.

“Considero que os representante das secretarias municipais e o prefeito em exercício tiveram uma boa surpresa no sentido da dimensão e riqueza que o programa vai trazer. Para esta apresentação, convidamos os representantes das Secretarias e Fundações do Estado, que puderam expor as suas contribuições ao TerPaz. Penso que, pelas impressões deles, vão fazer uma adesão ao programa. Conseguimos mostrar benefícios que esses projetos das Secretarias do Estado podem trazer para a comunidade”, contou o diretor geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Júlio Alejandro Quezada Jélvez.

Julio Alejandro apresentou aos gestores o conceito e a aplicação do programaDentre os coordenadores da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz que apresentaram projetos e estratégias do programa aos gestores municipais, estava presente o coordenador do Eixo Segurança Pública, Luciano de Oliveira, que mostrou dados do Índice de Violência do Município e a importância da atuação do TerPaz na região. “A gente fez essa apresentação para os gestores, de uma maneira geral, do programa, de tudo aquilo que a gente pode fazer, assim como sobre os índices de criminalidade do município, a fim de enfatizar a importância desse trabalho do TerPaz aqui na região. A partir daí, vamos trabalhar para construir e formar a parceria", ressaltou.

Gabriella Oliveira abordou a interação entre rede local e comunidadeRepresentando o Núcleo de Articulação da Cidadania, a gestora do TerPaz na Terra Firme, Gabriella Oliveira, expôs os resultados e explicou a funcionalidade e atuação das Redes Locais com a comunidade. Já o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes, apresentou o conceito e os serviços que a Usina da Paz, projeto prioritário do Governo do Estado, que integra o programa TerPaz, vai oferecer aos moradores. Coronel Marcos aproveitou também para atualizar o andamento das obras que seguem em ritmo avançado. O empreendimento deve ser entregue até o final do ano.

Para o prefeito em exercício de Canaã dos Carajás, Zito Augusto, essa parceria com o Estado chegou em um momento certo. “A gente sai daqui cheio de energia. Eu acho que esse é o caminho certo de usarmos a estrutura de poder do Estado e do município e construir, entregar estruturas e serviços que integrem a nossa comunidade, resgatem nossa juventude para a cultura, esporte, lazer, a cidadania e para a vida. Acho que é uma grande iniciativa do Governo do Estado e o município de Canaã dos Carajás já está dentro até a alma, no sentido de incluir o nosso povo, incluir as pessoas para esse desenvolvimento”, disse.

Articulação

Durante a tarde, foi realizada uma reunião entre as Secretarias do Estado e as Secretarias Municipais para o detalhamento dos serviços públicos. “Através de uma escuta respeitosa, estabelecemos os formatos de parcerias, as ações integradas e/ou intercomplementares entre as secretarias da mesma área e/ou em projetos intersetoriais, com o objetivo de orientar as ações na educação, assistência social, esporte e lazer; arte e cultura, saúde; políticas para as mulheres e juventudes e suas interações com a segurança pública, entre outras”, destacou Alejandro.

Prefeito em exercício, Zito AraújoApós esse encontro, serão elaborados indicativos para o Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a municipalidade. “O formato do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os referidos municípios, bem como com os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, está em processo de definição pelo secretário da SEAC junto ao Colegiado Gestor. O documento está em processo final de definições, as quais irão orientar e regulamentar as interações entre os governos estadual e municipal, bem como os procedimentos entre as secretarias na execução dos serviços e nos espaços das UsiPaz", concluiu Alejandro.

Cronograma

Em continuidade à agenda, os representantes estaduais seguem, amanhã (08), para Parauapebas, onde farão apresentação do TerPaz aos gestores do município.