Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Avançam as obras da avenida Padre Bruno Secchi, na capital paraense

Novo corredor de tráfego já conta com 65% das obras executadas e deve beneficiar cerca de 500 mil pessoas

Por Michelle Daniel (NGTM)
07/07/2021 18h11

Uma das principais vias de Belém, a avenida Padre Bruno Secchi, passa por obras de requalificação pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Com 4,2 km de extensão, o novo corredor de transporte vai interligar a avenida Centenário até a rodovia do Tapanã e beneficiar aproximadamente 500 mil pessoas, melhorando a mobilidade urbana na capital paraense.

Atualmente, cerca de 65% das obras já foram executadas, entre elas duplicação, drenagem profunda e superficial, terraplenagem, pavimentação, ciclofaixa, calçada com acessibilidade e sinalização. Os trabalhos ocorrem por etapas, com trechos em andamento de drenagem e pavimentação, outros com o remanejamento de interferências, como adutoras de água, postes e desapropriações, fases necessárias que antecedem etapas como a duplicação e drenagem, e que proporcionam o avanço das obras da nova via. 

“É uma mudança bastante significativa na urbanização do bairro do Bengui, pois trata-se de uma via que traz grandes benefícios de mobilidade para a capital, repercutindo para toda a região metropolitana, proporcionando também melhor interligação para as pessoas que transitam entre Belém e o Distrito de Icoaraci”, destaca o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. 

ETAPAS

Além disso, será implantada nova iluminação pública em toda a extensão da avenida, estrutura semelhante à implantada na rodovia do Tapanã – também requalificada pelo Governo e entregue em outubro do ano passado. “Dessa forma, teremos melhor condição de segurança na trafegabilidade no período da noite, para motoristas, pedestres e ciclistas”, frisa Ribeiro.

Segundo o titular do Núcleo, uma atividade importante que faz parte do processo é o diálogo permanente da administração pública com a comunidade afetada, possibilitando que as tratativas sejam feitas no canteiro de obras, instalado na avenida, com o assessor jurídico do NGTM, buscando solucionar questões, como desapropriações, de forma amigável e justa.

Durante as etapas de serviços, o fluxo de veículos no local, que segue intenso, é alternado constantemente para minimizar os impactos a todos que precisam trafegar pela via. “Contamos com a compreensão de todos nesse período de obras. Todas as etapas são importantes para a requalificação e reurbanização da via”, reforça o diretor geral.

Arlete Paiva tem 53 anos e mora no bairro há 40. A diarista se locomove constantemente de bicicleta e, para ela, a implantação da ciclofaixa na avenida vai trazer segurança. “Ando bastante de bicicleta, é muito difícil atravessar a pista. Às vezes os motoristas não respeitam. Com as calçadas feitas e as ciclofaixas também, vai ficar melhor pra todo mundo, mais seguro”, aposta.

O comerciante Alan Soares, de 31 anos, lembra os tempos difíceis da avenida Padre Bruno. “Era um pouco inviável, era cheia de buraco, estreita para os dois sentidos, não tinha onde estacionar”. Agora, ele está na expectativa da conclusão das obras. “Já melhorou e espero que melhore ainda mais. Acredito que com a locomoção das pessoas, as minhas vendas também serão beneficiadas”, comenta o morador no bairro do Cordeiro de Farias.