Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Moradores do Parque Guajará aprendem cultivo de horta comunitária

O trabalho da Sedap e Senar faz parte do Projeto Quintal Produtivo, que incentiva a agricultura urbana e periurbana

Por Governo do Pará (SECOM)
13/07/2021 17h28

A moradora Alzira Silva, do bairro Parque Guajará, no bairro Tenoné, em Belém, está aprendendo com os vizinhos e outros moradores do distrito de Icoaraci a cultivar no quintal de casa uma horta comunitária. O curso faz parte do Projeto Quintal Produtivo/Economia Solidária, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).O projeto realizado pela Sedap e Senar aproveita áreas ociosas para a produção de alimentos

Alzira, mais conhecida por “Zira Pintora”, e mais 11 moradores aprendem desde a última segunda-feira (12) técnicas básicas sobre como plantar  e manter a horta comunitária, aproveitando o terreno onde moram. A ação integra a agricultura urbana e periurbana, que visa estimular a produção agroecológica de alimentos nas cidades aproveitando áreas ociosas, como os quintais, gerando renda para as famílias envolvidas. O curso prossegue até o próximo dia 22.

O terreno onde ocorre a aula prática tem 35 metros de largura por 45 de comprimento. “Com a crise que a gente está enfrentando muita gente está passando necessidade. Tendo uma hortinha em casa já ajuda a complementar o orçamento. É um trabalho que leva alimentação para a comunidade”, ressaltou Alzira.

Herança materna - Há 30 anos morando no Parque Guajará, ela disse que teve contato com o cultivo de horta quando criança, devido ao trabalho da mãe nessa área. “Mas, depois que ala morreu, eu nunca mais mexi com terra. E voltei a me interessar de novo e pensar em como isso poderia ajudar muita gente que está passando fome”, destacou.

A instrutora do curso pelo Senar, Patrícia Cuimar, informou que os alunos do curso de olericultura estão aprendendo desde o básico, desde a semeadura e preparação do solo, até adubação e escolha de matéria orgânica usada como adubo. “Na nossa região nós temos muita riqueza, como caroço de açaí e o pó de serragem, que muitas vezes são tratados como lixo. A gente mostra nesse curso o que eles podem utilizar como adubo”, explicou.O cultivo de hortaliças ajuda na alimentação e na geração de renda

As engenheiras agrônomas da Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap (Dafa), Ivanize Carvalho, coordenadora de Municipalização e Organização da Agricultura Familiar, e Deusimar Rodrigues, que coordena a programação dos quintais produtivos, acompanham o curso na comunidade.

Área produtiva - No Plano Plurianual (2020 a 2023) está incluso o desenvolvimento da agricultura familiar. “Uma das atividades é incentivar, desenvolver e promover a agricultura urbana e periurbana, que é exatamente isso que nós estamos vendo nessa comunidade: o quintal que pode se transformar em área produtiva, e fazer as pessoas despertarem para utilizar suas áreas e produzir algum tipo de alimento que possa ser consumido pela família, e até gerar renda para a vizinhança no entorno”, destacou Ivanize Carvalho.

Além das áreas em municípios da Região Metropolitana de Belém, informou Deusimar Rodrigues, a Diretoria de Agricultura Familiar trabalha por região de integração. “Nós desenvolvemos cursos de acordo com a aptidão de cada região. No Baixo Tocantins, por exemplo, houve cursos de manejo de açaizais. Já no Rio Capim, boas práticas de alimentação na parte de polpa de frutas. A gente trabalha apoiando as atividades nas comunidades onde tem mais representatividade daquela cultura”, destacou a engenheira agrônoma, responsável pelas ações na Região de Integração Rio Capim. “Na agricultura urbana e periurbana há muitos quintais ou áreas abandonadas, que recebem ações conjuntas das secretarias municipais de Agricultura em parceria com a Sedap”, complementou.

De acordo com as engenheiras da Sedap, as comunidades interessadas em participar dos projetos executados pela Dafa, como o “Quintais Produtivos”, podem procurar suas lideranças comunitárias ou entrar em contato com as coordenações regionais da Sedap nos municípios fora da RMB. Podem, ainda, se dirigir à sede da Secretaria, na Travessa do Chaco, nº 2232, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, bairro do Marco.Participantes do Projeto Quintais Produtivos no Parque Guajará

Cooperativa – Entre os participantes do curso estão integrantes da Cooperativa de Reciclagem Cocavip, localizada no distrito de Icoaraci, integrada ao segmento da economia solidária. Iranilda Gonçalves, uma das responsáveis pelo trabalho, disse que os cooperados desenvolvem a ação “colete e plante”, em que é feita a troca de material reciclado por mudas de plantas medicinais, ornamentais ou hortaliças. A cooperativa participa também do cultivo de hortas comunitárias.

“A nossa inserção dentro desse projeto visa aprender mais. Como nós temos a horta dentro da nossa cooperativa, a gente precisa conhecer mais o que estamos fazendo, e assim atender mais e melhor a comunidade”, ressaltou.

Serviço: Quem quiser trocar material reciclado por mudas de plantas ou conhecer o trabalho da Cocavip pode entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (91) 99170-2977. 

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap