Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Reconstrução da Escola Estadual Profª. Ducilla do Nascimento segue em ritmo acelerado, em Altamira

Novas instalações irão proporcionar mais conforto, segurança e qualidade educacional para cerca de 1.100 alunos

Por Luana Laboissiere (SECOM)
14/07/2021 11h41

Em 2019, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu da gestão anterior centenas de escolas com obras inacabadas ou paralisadas, e sem as mínimas condições necessárias para garantir o processo de ensino-aprendizagem. O resgate dessas unidades tem sido um desafio a ser vencido, e um desses exemplos é a Escola Estadual Profª. Ducilla Almeida do Nascimento, em Altamira, na região sudoeste paraense.

Desde a sua inauguração, há 16 anos, o espaço não recebia serviços de manutenção em sua estrutura física. No local, foram identificados inúmeros problemas, como goteiras, vazamentos no reservatório de água, salas sem climatização, rede elétrica exposta e defeituosa, além de comprometimento em sua rede hidráulica. Diante dessa situação, no dia 29 de abril, o Estado assinou a ordem de serviço para a completa e imediata revitalização da unidade escolar.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras vão garantir mais conforto, segurança e qualidade de ensino para cerca de 1.100 alunos que estão matriculados no Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A previsão é que a unidade seja devolvida à comunidade escolar em outubro deste ano, toda climatizada, com mobiliários novos, equipamentos didáticos modernos e que vão fazer a diferença na vida dos estudantes.

Expectativa

Diante do avanço dos trabalhos, a diretora da escola, Luzia Silva, destaca que o local sempre foi referência educacional em Altamira. A gestora declarou, ainda, que a antiga estrutura física interferiu negativamente no rendimento escolar dos alunos, mas está confiante que essa situação mudará, graças à completa reconstrução do local.

"A revitalização da nossa escola era um pedido antigo dos alunos e dos profissionais que aqui trabalham. É importante ressaltar que esta unidade é referência em ensino e excelência pedagógica, no município de Altamira, graças aos bons resultados obtidos por nossos alunos. No entanto, os ambientes escolares estavam muito prejudicados, mas agora, com o espaço de aprendizagem recebendo uma grande reforma, acredito que o ambiente será melhor e teremos resultados ainda mais positivos", frisou.

Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Rayane Cremon conta que uma das dificuldades era o calor no turno da tarde, devido aos ventiladores que não funcionavam. “A escola tem ótimos professores, mas um dos principais problemas que tínhamos era a falta de climatização, pois os ventiladores quase sempre estavam quebrados e não funcionavam. Aqui em nossa região o calor é intenso, principalmente na parte da tarde e isso acaba interferindo bastante nos estudos. Tenho certeza que essa reforma vai nos proporcionar todo o conforto que precisamos, para que nosso rendimento escolar seja ainda melhor”, pontua a estudante.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, a Escola Estadual Profª. Ducilla do Nascimento, em Altamira, com certeza tem grande importância e representatividade para o Governo do Pará e a Seduc. 

“Ao longo dos seus 16 anos, este espaço de aprendizagem já está construindo a sua história e colhe os frutos de um trabalho pedagógico diferenciado, tornando-se referência educacional no município. Com o intuito de melhorar ainda mais este desempenho, esta unidade escolar está passando por uma reconstrução total e que, muito em breve, será devolvida à sua comunidade escolar, para que nós tenhamos todas as condições necessárias para ofertar um ensino de qualidade aos cerca de 1.100 alunos que frequentam esta unidade”, frisou a titular da Seduc.


Gratidão 

A diretora da Escola Estadual Profª. Ducilla Almeida do Nascimento agradeceu pelas obras tão esperadas pela comunidade escolar e conta, ainda, que os serviços vão impactar diretamente na qualidade de ensino.

“Nós só temos que agradecer ao Governo do Estado e a Seduc por realizarem esse sonho coletivo dos mais de mil alunos, seus pais e responsáveis, além de aproximadamente 100 servidores que aqui trabalham. Todos estão muito gratos e felizes por proporcionarem que nossa escola seja reconstruída e transformada em um bom ambiente educacional, com mobiliários novos, equipamentos modernos e isso vai contribuir consideravelmente na aprendizagem dos nossos estudantes”, finalizou Luzia Silva.

Texto: Vinícius Leal, com a colaboração de Marx Vasconcelos (Ascom/Seduc)