Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERANEIO

Fundação ParáPaz promove programação de lazer e saúde bucal em Mosqueiro

As atividades, que ganham o apoio de crianças e adultos, são realizadas em parceria com a Prefeitura de Belém e a Sespa

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
15/07/2021 17h58

Cuidados com a saúde bucal das crianças fazem parte das atividades oferecidas nas tendas armadas na praiaProporcionar diversão, saúde, cidadania e orientação para crianças, jovens e adultos é o objetivo da ação “Verão com Paz”, promovida pela Fundação ParáPaz. A programação começou na manhã desta quinta-feira (15), na Praia do Farol, Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.

Em tendas e cercados montados na areia, diversas atividades foram realizadas. Acompanhada dos quatro primos, Raiza Rodrigues, 12 anos, participou do circuito, de queimada e outras brincadeiras. “Quando a gente vem pra praia só quer brincar ali na água. Mas também não tem muito o que fazer. Achei muito divertido participar com meus primos e outras crianças. Gostei da hora da queimada e do circuito. Já tô cansada, mas ainda aguento mais”, disse a menina.

Jhon Cavalcante, presidente interino da FundaçãoProfessores de educação física, pedagogos e assistentes sociais integram a equipe da Fundação, sendo responsáveis pelas ações pedagógicas, sociais e esportivas, informou Jhon Cavalcante, presidente interino da Fundação ParáPaz.

“A nossa programação está bastante diversificada. Disponibilizamos atividades de lazer, pinturas e temos um momento para oficinas de reciclagem. Trabalhamos didaticamente com as crianças a cartilha ‘Brincando’, uma ferramenta criada pela Fundação para falar sobre abuso contra crianças e adolescentes”, acrescentou o gestor.Equipe envolvida na programação do veraneio

Jhon Cavalcante também ressaltou o cuidado com os participantes. “Logo que eles chegam, a orientação é colocar pulseiras com a identificação da criança e dos responsáveis, como medida de segurança”, disse o presidente interino.

Adaptação - Pessoas de todas as idades podem participar, pois segundo o educador físico John Fabrício “as atividades são adaptadas para a realidade de cada aluno, respeitando suas limitações”. Alan Ferreira e o filho Heitor em um dos espaços destinados à programação de lazer oferecida aos frequentadores de Mosqueiro

Alan Ferreira, 38 anos, gerente de Logística em Belém, aproveita com a família um período de folga do trabalho. Ao chegar à praia, levou o filho Heitor, 4 anos, ao espaço da Fundação ParáPaz, para que ele pudesse brincar. Alan, que ficou surpreso com a programação gratuita, disse ainda que “achei legal, porque acaba descontraindo as crianças na praia. Quando ele (Heitor) viu os desenhos ficou ansioso, pedindo pra pintar, porque ele adora fazer isso em casa. Vocês são muito atenciosos. Parabéns pelo trabalho. Ele tá adorando, e eu também”.Crianças aproveitaram as várias brincadeiras na Praia do Farol

Em Mosqueiro, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que cedeu o espaço, e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), responsável pela palestra sobre saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal às crianças.

Serviço: A ação prossegue até sábado (17), no mesmo local, das 10 às 17 h. Nos dias 22, 23 e 24 de julho, a programação “Verão com Paz” será oferecida em Salinópolis, no Nordeste, e nos dias 29, 30 e 31, em Mocajuba, na região do Baixo Tocantins.