Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Audiência pública ouvirá sociedade civil sobre segunda fase do Porto Futuro, na terça (20)

Projeto incluirá a requalificação e remontagem de seis armazéns da CDP, no Porto de Belém, e das várias praças no entorno da área portuária

Por Iego Rocha (SECULT)
16/07/2021 16h57

Na próxima terça-feira (20), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), fará audiência pública para tratar do projeto da 2ª fase do Parque Urbano Belém Porto Futuro. A escuta ocorre às 10h, no auditório Nathanael Farias Leitão, no Ministério Público do Estado do Pará. O objetivo é proporcionar à sociedade civil a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre a iniciativa.

“Este é um projeto de imenso impacto positivo numa das áreas  mais estratégicas para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa na capital. O nosso Porto Futuro já é um equipamento público de lazer bastante frequentado pela população. E o desenho concebido pelo Governo para a ampliação do projeto na zona portuária de Belém foi muito bem recebido pelo Ministério da Infraestrutura e pela CDP. Agora que já temos a segurança quanto às tratativas de cessão do espaço, vamos apresentá-lo à sociedade civil, instituições e órgãos de preservação do patrimônio, para receber as contribuições”, pontuou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

O projeto do Porto Futuro 2 prevê o restauro e revitalização dos Armazéns 04, 04-A, 05, 06, 06-A e a remontagem dos Armazéns 11 e 12, bem como propostas de ocupação dos espaços voltadas à valorização do patrimônio cultural e à geração de emprego e renda nas atividades ligadas à economia criativa. 

Segundo o diretor de Projetos da Secult, Nelson Carvalho, essa segunda fase está sendo desenvolvida localmente, diferente da primeira etapa do Porto Futuro, feita em Brasília. “O projeto todo é pensado com o máximo de respeito às características ambientais e paisagísticas locais e ao nosso patrimônio histórico. Aquele porto já é parte da malha urbana, mas com as intervenções do projeto, ele será reincorporado para uso público, sem comprometer seu funcionamento. E o melhor: proporcionando mais uma oportunidade de voltar o olhar da população para o rio”, frisou o diretor.

INTEGRAÇÃO

Para Eduardo Bezerra, diretor-presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), o projeto de revitalização possibilitará o incentivo ao desenvolvimento sustentável e mais qualidade de vida para as pessoas, por meio da integração porto-cidade. “Sem dúvidas, uma parceria que promoverá uma entrega importante à sociedade paraense e aos visitantes de outras cidades, abrindo uma janela de oportunidades para a classe empresarial e trabalhadora, parte de um planejamento a longo prazo, envolvendo projetos de transformação, como a Estação das Docas, Ver-o-Rio, Terminal Fluvial de Passageiros e Cargas, Museu do Porto, praças Waldemar Henrique, Escoteiro, Do Pescador, Magalhães, Paratur, Pedro Teixeira e Porto Futuro – primeira etapa”, destacou.

Para participar da audiência pública, os interessados podem enviar questionamentos por escrito para o e-mail audiência.portofuturo@gmail.com, até o dia 19 de julho, às 15h. As inscrições para participação são gratuitas e serão realizadas de forma presencial, no dia do evento, das 9h às 9h50. Para isso, deve ser indicada no ato a intenção de questionamento ou fala. Para quem quiser acompanhar de casa, haverá transmissão ao vivo pelo canal da Secult Pará no Youtube.

Texto de Thaís Siqueira (Secult)