Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA MUSICAL

Preamar de Verão anima o domingo com ritmos paraenses no palco do Gasômetro

Brega e carimbó estavam no repertório dos artistas. Os shows têm público presencial e virtual.

Por Governo do Pará (SECOM)
18/07/2021 22h17

A música paraense ecoou pelo Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, neste domingo (18). No sexto dia do “Preamar de Verão”, evento promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a programação começou as 17 h, com apresentações de Jade Lima, Pérola Negra e os Vingadores do Brega. O repertório teve brega e carimbó, animando a plateia presencial e o público virtual, que assistiu pelo canal do Governo do Pará no YouTube e pela TV Cultura do Pará.

Jade Lima abriu a noite com clássicos conhecidos do público, como "Declaração de amor", "Tarde demais" e "O sonho acabou". "Buscamos incluir no repertório canções que estão sempre na memória dos paraenses, que trazem esse sentimento de saudade. São músicas gostosas de ouvir, com boas letras, que nunca podem faltar", destacou a artista.

Contemplada pelo Edital da Lei Aldir Blanc, por meio da Secult, a cantora planeja lançar em setembro um novo EP, com sete músicas inéditas de compositores paraenses, incluindo composições próprias.

Do centro à periferia - O diretor de Artes Cênicas da Secult e um dos organizadores da programação, Adriano Barroso, ressaltou a importância do Preamar. "Esse é um projeto sempre muito esperado pelos artistas paraenses. Levamos o Preamar para vários lugares, saímos mais do centro e fomos em direção à periferia. Trouxemos várias linguagens artísticas, como música, dança, teatro e audiovisual. Com o bandeiramento atual, conseguimos fazer um formato híbrido, abrindo um pouco para o público curtir aqui ou de casa. Vai ter uma batalha de MC's no próximo sábado. Ainda vem muita coisa boa por aí", garantiu o diretor.O diretor Adriano Barroso, um dos organizadores do 'Preamar'

Na sequência, foi a vez da banda Pérola Negra subir ao palco. O vocalista Beny Carvalho comentou sobre a escolha do repertório. "Nossa seleção é sempre muito variada, tem que agradar do mais jovem até o mais idoso. Por isso, trouxemos aqui diversos ritmos marcantes da cultura paraense, sem nunca esquecer de onde viemos e o que somos", frisou.

A última atração foi a banda Vingadores do Brega, com muito brega rock, cúmbia e carimbó. O vocalista, conhecido como Batman Paraense, comentou um pouco sobre a proposta do grupo. "Como super-heróis, viemos com essa nova roupagem, que é o nosso brega rock: um brega pouco mais acelerado, com uma pitada de guitarrada mais distorcida. Isso deu muito certo. As pessoas têm aceitado de uma forma maravilhosa. Obrigado aos nossos fãs e às pessoas que colaboram direta e indiretamente, como essa programação maravilhosa, que leva a nossa música e a nossa cultura pra todo o Brasil", disse o músico.

O Preamar de Verão termina no próximo final de semana, com apresentações de hip hop no sábado (24), das 17 às 20 h. No domingo (25), a partir das 17 h, as atrações serão Karol Diva, Banda Lambas e a Carroça da Saudade (DJ Tom Máximo).

Para acompanhar virtualmente, basta acessar o canal do Governo do Pará no YouTube ou sintonizar na TV Cultura do Pará. Já para quem quiser conferir no teatro, 300 ingressos serão distribuídos na bilheteria do Gasômetro uma hora antes dos shows. (Texto: Thaís Siqueira/Secult).