Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Paracuri II, no Distrito de Icoaraci, é a 68ª entregue pelo Estado

As obras de reconstrução vão beneficiar mais de 370 alunos matriculados no Fundamental I e do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
19/07/2021 15h01

Entregue nesta segunda-feira (19) pelo Governo do Estado, a Escola de Ensino Fundamental Paracuri II atende 376 estudantesEntre as metas da atual gestão estadual está o compromisso em fortalecer e oferecer uma educação pública paraense de qualidade aos 586 mil alunos matriculados na rede. E assim, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), segue investindo em melhorias pedagógicas e estruturais das unidades de ensino em todo o Pará. 

Nesta segunda-feira (19), o governador Helder Barbalho, ao lado da secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, entregou à comunidade escolar icoaraciense, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Paracuri II. A unidade de ensino é a 68ª entregue pelo Estado desde o início da gestão, em janeiro de 2019. 

Helder Barbalho descerra a fita inaugural da 68ª escola reconstruída, ampliada e equipada, por sua gestão desde janeiro do ano de 2019O governador do Estado, Helder Barbalho, enfatizou a importância de assegurar uma educação pública de qualidade. "Hoje estamos entregando mais uma escola reconstruída e assegurando com que a educação desse estado possa ser melhor e, acima de tudo, estimular nossos alunos e as famílias para que possam enxergar na escola um ambiente de formação, de qualificação, um segundo lar. E a partir da educação, garantir o futuro das crianças dessa comunidade”, ressaltou Helder Barbalho. 

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras de reconstrução contemplaram um espaço de 1.099,81 m2, garantindo climatização das salas de aula, manutenção do telhado, substituição de forro e piso, revestimento das paredes das salas com cerâmica, pintura, revisão das instalações e substituição de janelas e portas etc.

Aluno assistido pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Paracuri II aproveitou para estrear o brinquedo educativoA secretária de educação, Elieth Braga, destaca a importância das reconstruções de escolas públicas para o retorno das atividades presenciais, previstas para o dia 2 de agosto e, também, o empenho do Governo do Estado em reforçar o ensino de qualidade.

"É a 68° escola entregue e o governo do Estado segue reconstruindo e preparando suas escolas para o retorno de nossas atividades presenciais e, com certeza, criando espaços dignos para fazer educação de qualidade que é o grande trabalho do Governo do Pará na área da educação acreditando no seu poder transformador”, destacou a titular da Seduc.

O governador Helder cumprimenta estudante que compareceu ao ato de entrega da nova estrutura da Escola Paracuri II, em IcoaraciA instituição atende 376 alunos, nas modalidades de Ensino Fundamental I - que compreende do 1º ao 5º ano, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que, a partir de agora, tanto os estudantes quanto professores e equipe técnica, terão mais conforto e auxílio tecnológico e pedagógico de qualidade para o aprimoramento do desenvolvimento educacional. 

Diretora da Paracuri II, Graça Picanço, ladeada de alunos do colégio, que tem 376 alunos do 1º ao 5º ano e da educação especialPara a diretora da escola, Graça Picanço, as obras ultrapassaram as expectativas, de modo que todos irão trabalhar para que a comunidade preserve o espaço. 

“Trabalho na escola desde 2009 e as obras foram além do que esperávamos. Eu espero que os alunos aproveitem ao máximo todos os benefícios que o espaço tem a oferecer, após a reforma, e vamos fazer um trabalho de conscientização com pais e alunos para que preservem a escola”, disse a dirigente. 

O estudante do 3º fundamental, Ângelo da Costa, de 8 anos: "A escola ficou muito boa. Estou muito ansioso para a volta das aulas”.Sentimento de alegria também do aluno Ângelo Gimenez, de 8 anos, do 3º ano do fundamental. “A escola ficou muito boa, porque agora tenho um espaço seguro para brincar, as salas agora tem ar condicionado e tenho uma carteira espaçosa para colocar meus livros e até a minha garrafinha de água. Estou muito ansioso para a volta das aulas”.

 Aulas presenciais

Durante a cerimônia de entrega, o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho, falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.

“Desde o dia 16 de março de 2020, as aulas presenciais foram suspensas, portanto, um ano e quatro meses, isso é um prejuízo irreparável na vida escolar das nossas crianças. Mesmo com as aulas remotas, com os aplicativos que nós fizemos, aulas pela TV Cultura, sabemos que não é a mesma coisa. A aula presencial tem uma qualidade, um retorno e um envolvimento que a aula a distância não consegue. Desde o início da pandemia, temos acompanhado diariamente o comportamento da pandemia e tomado atitudes com responsabilidade. Nós fomos até o Ministério Público tratar sobre a vacina para os profissionais da Educação, de modo que todos os profissionais da Educação do estado já receberam a primeira dose de vacina, todos. Essa foi uma condição que nós estabelecemos para poder voltar com a aula presencial e esta semana, vamos estabelecer a relação do calendário e a forma como será o retorno”, explicou Helder Barbalho.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega da escola o deputado federal, Vavá Martins; a deputada e professora, Nilse Pinheiro; o presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão; Elana Silva, Agente Distrital de Icoaraci; entre outras autoridades públicas.