Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIAS

Governo avança com as obras de reconstrução da Escola Estadual Dom João VI, em Capanema

Após a conclusão dos trabalhos, prédio terá capacidade ampliada e poderá atender muito mais que os 1.200 alunos que já estão matriculados no espaço

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
21/07/2021 09h49

No último dia 11 de junho, o governador do Estado, Helder Barbalho, esteve no município de Capanema, na região nordeste paraense, para assinar a ordem de serviço que deu início às obras de reconstrução, adequação e ampliação da Escola Estadual Dom João VI. Desde então, os trabalhos seguem diariamente para que, muito em breve, um novo e moderno espaço de aprendizagem seja devolvido à comunidade escolar da localidade.

Interditado desde 2013 pelos órgãos de fiscalização, o local ficou abandonado por vários anos, servindo de recinto para a criminalidade, consumo de entorpecentes e até mesmo a proliferação de doenças. No entanto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Logística Escolar (Sale), está resgatando o espaço para garantir que os alunos e profissionais da educação desfrutem de um ambiente digno e equipado para o aprendizado. 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destaca o empenho que o Governo do Pará, por meio da Seduc, tem realizado no resgate das obras que estavam paralisadas e, dessa forma, reafirma o compromisso de que a educação é, de fato, uma prioridade na atual gestão.

“Seguimos trabalhando para entregar à população escolas reconstruídas, de qualidade, espaços dignos para fazer educação de verdade. O objetivo é que os alunos e servidores tenham acesso às melhores condições físicas que uma unidade escolar pode oferecer. É um longo caminho a percorrer, mas estamos em atuação com obras por todo o Pará”, ressalta a titular da Seduc.

Com recursos oriundos do Tesouro Estadual, a obra contemplará um prédio com dois pavimentos, 25 salas de aula, quadra coberta, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, espaço de convivência, entre outros. O terreno onde a Seduc está reestruturando e reformando o espaço dispõe de um total de cinco blocos e os trabalhos estão divididos em ambientes que vão ser reformados, ou seja, utilizando estruturas que ainda há condições de serem mantidas e consiste, também, na construção de espaços que serão erguidos do zero.

Reconstrução

Os segmentos 1, 3 e 4 irão dispor de 15 salas de aula com aproximadamente 48m² cada, equipadas com novo mobiliário e climatização de acordo com a estrutura. Já no 2º bloco, serão instalados a sala de arquivo, secretaria, diretoria e vice-diretoria. 

Ampliação

Também no 2º bloco, serão construídos a sala dos professores, coordenação pedagógica, banheiros e um auditório com capacidade para até 100 pessoas, além de uma sala de vídeo que será erguida no bloco 4. 

Ao mesmo tempo, o trabalho de intervenção acontece no bloco 5, onde será feita uma construção que resultará em uma estrutura de dois andares e na área térrea serão instalados o laboratório multidisciplinar, biblioteca, laboratório de informática, banheiro e vestiário feminino/masculino, cozinha, despensa, depósito, banheiro para Pessoas com Deficiência (PcD), banheiro feminino/masculino (serviço) e o depósito para material de limpeza. Já no andar superior desse novo espaço, vão ser construídas mais dez salas de aula.

A Escola Dom João VI também receberá a construção de uma quadra poliesportiva com palco e arquibancada, áreas verdes e espaços de recreação, urbanização do entorno e drenagem de águas pluviais, bicicletário e estacionamento para motos e carros. 

O secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra, relembra que o Executivo Estadual recebeu uma rede física composta de 927 escolas que, em sua grande maioria, estavam abandonadas e em condições de precariedade, a exemplo da Escola Estadual Dom João VI. Apesar dos inúmeros desafios, os trabalhos seguem em ritmo intenso com o intuito de minimizar e resolver os problemas existentes.

“O Governo do Estado tem construído e reconstruído escolas, entregando-as com salas climatizadas, novo mobiliário, laboratórios de informática e multidisciplinar, quadras cobertas, ambientes voltados para a Educação Especial, além de todos os equipamentos e suportes necessários que propiciem a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD). Temos orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo desde janeiro de 2019, pois nossas unidades escolares não ficam a dever em nada às da rede de ensino particular”, destaca Alexandre Buchacra. 

Para o ano letivo de 2021, a escola tem matriculado 1.200 alunos que foram realocados para outro prédio alugado pela Seduc, garantindo a continuidade do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do movimento “Todos em Casa Pela Educação”. A previsão é que todos os serviços sejam realizados dentro de 15 meses e, assim, a rede estadual de ensino, em Capanema, oferte mais salas de aula e novos espaços educacionais para receber até o dobro de alunos matriculados.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)