Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Internos do CRCO ganham oportunidade com realização de curso de barbearia

Custodiados puderam aprender com profissionais da área sobre as técnicas de corte de cabelo e também noções de barbearia, úteis para a futura requalificação no mercado de trabalho

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/07/2021 11h43

A assistência religiosa é uma ferramenta importante para a reinserção de pessoas privadas de liberdade ao convívio social, além de garantir ainda mais dignidade para os custodiados, suas famílias, e também toda a sociedade, que se beneficia do apoio que é prestado pela igreja aos custodiados. Diante disso, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em sua Diretoria de Reinserção Social (DRS), estabeleceu uma parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus, e seu projeto Universal nos Presídios (UNP), realizando um curso profissionalizante de corte e barbearia para internos da Central de Recaptura de Condenados (CRCO).

O curso contou com a participação de dez custodiados que puderam aprender com profissionais da área, as técnicas de corte de cabelo e também noções de barbearia. "Gostei muito do curso e estou feliz de estar tendo essa oportunidade. Nós estamos vendo o trabalho de ressocialização que a Seap tem feito junto também com a Igreja Universal. É uma grande oportunidade para nós termos um emprego lá fora e mudar de vida", comentou o custodiado, Reginaldo Aquino Lopes Soares, que participou das aulas profissionalizantes. 

Capacitar e criar novas habilidades para pessoas privadas de liberdade é de fundamental importância para o Governo do Pará, não somente para os apenados, mas também para a sociedade, que recebe de volta ao convívio um egresso instruído e capacitado para atuar de forma digna no mercado de trabalho. 

Para o pastor Paulo, responsável pela Universal nos Presídios (UNP), a parceria com a Seap é muito significativa para a igreja, que procura sempre ajudar ao sistema e também aos internos. "Agradeço a Seap que abriu as portas e permitiu esse curso de barbeiro. Tenho certeza que vai ajudar aos internos quando saírem do cárcere garantindo uma profissão a eles, e irão ganhar seu dinheiro de forma honesta", concluiu.