Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERIOR

Detran intensifica formação de agentes multiplicadores de educação para o trânsito

Curso de Agente Multiplicador será realizado até amanhã (22), em Marabá, e no período de 24 a 30 de julho em Mãe do Rio

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
21/07/2021 11h56

Formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao trânsito é o objetivo do curso Agente Multiplicador de Educação para o Trânsito, promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Neste mês de julho, quatro cidades estão recebendo a formação. A proposta do Detran é que os formadores multipliquem o conhecimento adquirido em sala de aula para outros grupos de pessoas, criando uma rede local de educadores para o trânsito.

Em Barcarena, o curso ocorreu entre os dias 5 e 10, e em Anapu entre os dias 12 e 16. Ao todo, 30 pessoas participaram da capacitação, que objetiva apresentar uma proposta de educação para o trânsito, através de conteúdos e práticas pedagógicas que possibilitam uma reflexão crítica sobre as problemáticas do trânsito, mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida para as pessoas nas vias.

Em Anapu, o curso se estendeu para alunos do ensino médio do projeto Casa da Família Rural, voltado para a formação do jovem para o campo. Participaram da palestra educativa 60 alunos e 10 professores. A parceria do Detran com as escolas é considerada fundamental para multiplicar cidadãos conscientes no trânsito dentro e fora do ambiente escolar. 

A pedagoga do Detran, Geisa Tavares, explica que o Detran atendeu à solicitação do Ministério Público de Anapu e aproveitou a agenda do curso no município para realizar também uma ação educativa na via, com orientação de segurança no trânsito. O MP argumentou que Anapu tem apresentado uma série de irregularidades no trânsito, especialmente condutores irregulares, falta do uso de capacete e cinto de segurança, além de outras infrações. Durante a ação educativa, foram abordados 100 motos, 30 carros, 10 caminhões e 280 pessoas. 

Durante esta semana, o curso Agente Multiplicador será realizado até amanhã (22), em Marabá, e no período de 24 a 30 de julho em Mãe do Rio. “A ideia é aproveitar o período de férias para capacitar o maior número possível de agentes municipais para que o projeto possa se multiplicar ao longo do segundo semestre, reduzindo cada vez mais os acidentes de trânsito”, explica Geisa.

Texto: Eduardo Vilaça em colaboração com Laís Souza