Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DA PAZ

Secult visita as obras de Usinas da Paz, em Belém e Ananindeua, e planeja as ações culturais

A equipe da Secretaria de Cultura do Pará esteve nas UsiPaz da Cabanagem e do Icuí-Guajará, na manhã desta quinta-feira (22)

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
22/07/2021 14h36

Representantes da diretoria das Usinas da Paz, da Seac e da Secult, em visita às obras das UsiPaz na manhã desta quinta-feira (22)Na manhã desta quinta-feira (22), representantes da diretoria das Usinas da Paz, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) visitaram as obras das UsiPaz da Cabanagem, em Belém; e do Icuí-Guajará, em Ananindeua; com o intuito de verificar os espaços onde serão implementadas, em breve, as atividades culturais.

Os técnicos da Secult também avaliaram possíveis espaços adequados para a instalação de uma escultura que será produzida pelos próprios moradores.

“Nós viemos nas Usinas para realizar uma visita técnica de avaliação dos espaços, onde as intervenções artísticas vão ser realizadas, e também estamos verificando o local onde será instalado uma grande escultura, que será produzida pela própria comunidade, por intermédio de um processo seletivo, por meio do edital "Preamar da Paz". Além disso, também estamos avaliando algumas adaptações que precisavam ser feitas no teatro, que ficará sobe responsabilidade da Secult, para atividades ligadas à música, dança, artes cênicas, processos criativos e participativos da comunidade’’, ressaltou a secretária da Secult, Úrsula Vidal. 

O diretor da UsiPaz, o coronel Marcos Lopes, explicou a importância do diálogo e da parceria entre as 36 secretarias que vão realizar ações nas Usinas da Paz. “Hoje foi uma visita muito produtiva, já que durante a vistoria, foi possível verificar algumas intervenções para a área cultural. É importante ressaltar que o programa Territórios pela Paz, é do Governo do Estado, e que é um programa de coparticipação, ou seja, é uma ação que envolve todas as secretarias, por isso, que a colaboração, a participação e a integração desses órgãos é de extrema importância”, disse ele. 

Parceria

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado.

As obras das Usinas da Cabanagem e do Icuí-Guajará estão sendo executadas em parceria com a empresa Vale, que arca com os custos de modo integral. O Governo não recebe nenhum recurso econômico, e receberá a Usina pronta e equipada.

Espaços e Serviços

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.