Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO SOLIDÁRIO

Unidade móvel do Hemopa vai à comunidade incentivar doação de sangue

Com 116 bolsas coletadas, a campanha em Icoaraci vai beneficiar mais de 460 pacientes da rede hospitalar

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
23/07/2021 18h37

Doadores voluntários da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos DiasCom 152 comparecimentos de voluntários, que resultaram em 116 coletas, a campanha externa de doação de sangue realizada pela Fundação Hemopa, em parceria com a Estação Cidadania de Icoaraci (distrito de Belém), obteve o êxito almejado pelos organizadores. Iniciada na terça-feira (20), a campanha foi encerrada na quinta-feira (22) com um volume coletado capaz de beneficiar mais de 460 pacientes internados em hospitais do Pará, além de 22 novos cadastros de doadores de medula óssea.

Outro grupo de voluntárias na campanha em IcoaraciA ação externa, que faz parte da programação alusiva ao Verão Solidário, foi realizada com a Unidade Móvel do Hemopa, estacionada por três dias na Estação Cidadania de Icoaraci, na Avenida Dr. Lopo de Castro, das 8 às 15 h. A meta é descentralizar o serviço de coleta de sangue, indo às comunidades em busca de doadores voluntários.

A autônoma Leliane Silva de Oliveira, 24 anos, que fez a primeira doação de sangue para ajudar uma amiga, que precisa de transfusão, aprovou o serviço itinerante. “Graças a Deus que a unidade estava aqui. Acho muito importante salvar vidas. É a minha primeira vez, e é muito gratificante saber que o meu sangue vai ajudar outras vidas, outras família, não só a que eu vim ajudar”.

Rede de parceiros - A campanha não contou somente com o apoio de moradores de Icoaraci. O êxito da ação se deveu também à solidariedade de instituições parceiras, entre elas o Colégio CEI; Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, em Icoaraci; voluntários do residencial Quinta dos Paricás; Escolas de Samba Canal 19, Unidos da Baixada e Boêmios da Vila Famosa; empresa Silnave Navegações e Hospital Regional Dr. Abelardo Santos.

Pastor Oliveira Gomes parabenizou o Hemopa pela iniciativaEntre os representantes de instituições parceiras, o pastor Oliveira Gomes disse que “a programação, em parceria com a Igreja, é muito importante. Recebemos o convite e estamos aqui para ajudar a salvar vidas. Ficamos felizes pelo Hemopa estar mais próximo da gente. Isso nos traz mais segurança e tranquilidade. Foi fantástico. Parabéns pelo Hemopa vir até nós”.

Coordenadora da campanha externa de doação de sangue, a assistente social Betânia Mourão, do setor de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou que, antecedendo a ação estratégica, houve um intenso trabalho de sensibilização na comunidade local, visando à adesão dos doadores à campanha. “Essas ações são muito importantes para aproximar o Hemopa dos voluntários, que não precisam se deslocar para outros serviços de coleta. Nossos agradecimentos a todos”, disse a coordenadora, acrescentando que as campanhas externas periódicas tendem a fidelizar o doador de sangue, atendendo ao objetivo da Fundação Hemopa.

A campanha em parceria com a Estação Cidadania Icoaraci faz parte da programação Verão Solidário, que tem o objetivo de mobilizar doadores no período de férias, quando muitas famílias viajam, o que interfere no comparecimento às unidades de coleta. Leliane Silva de Oliveira fez sua primeira doação de sangue

Em continuidade à programação, na próxima semana a Fundação Hemopa realizará outra campanha na Estação Cidadania de Icoaraci nos dias 27, 28 e 29 de julho.

Critérios para doação - O cidadão que deseja doar sangue precisar atender aos seguintes critérios: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal); pesar mais de 50 kg, e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.