Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Ophir Loyola realiza mutirão de cirurgia eletiva aos finais de semana

O objetivo é retomar o fluxo contínuo desses procedimentos, que foram parcialmente suspensos devido à pandemia de Covid-19

Por Giovanna Abreu (SECOM)
24/07/2021 11h37

O Hospital Ophir Loyola realiza aos finais de semana, desde o dia 10 de julho, mutirões de cirurgias eletivas, a fim de retomar o fluxo contínuo dos procedimentos, parcialmente suspensos em razão da necessidade da rede pública de saúde do Pará garantir o suporte necessário a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), explica que o órgão acompanha, constantemente, o cenário epidemiológico da Covid-19, com o objetivo de identificar quando é preciso suspender temporariamente os serviços. “Por conta desse acompanhamento soubemos o momento de voltar com os atendimentos eletivos, de forma ágil, sem prejudicar pacientes e sobrecarregar os serviços de saúde. Nosso trabalho é garantir saúde pública de qualidade a todos os paraenses”, afirma o secretário.Os mutirões devem continuar por cerca de seis meses, para atender a demanda reprimida e zerar a fila no HOL

Segundo Joel de Jesus, diretor-geral do Hospital Ophir Loyola, com a pandemia os procedimentos emergenciais continuaram sendo realizados. Contudo, o número de internações para cirurgias eletivas, que são programadas e sem caráter emergencial, foi reduzido devido ao elevado risco de contaminação pelo novo coronavírus.

"Com a redução dos números de casos da doença no Estado, estamos dando andamento à demanda represada. Nós optamos por três soluções: otimizar o número de cirurgias durante a semana, e também realizar as cirurgias oncológicas aos sábados - vamos começar a realizar a partir de agosto, aos domingos. O terceiro ponto foi procurar um hospital para encaminhar os pacientes para realizar os procedimentos cirúrgicos. Por isso, estamos firmando convênio, ainda em andamento, com o Hospital Beneficente Portuguesa, via Sespa", informa o diretor. 

Prazo ampliado - De acordo com o diretor clínico João de Deus, essas ações devem continuar por cerca de seis meses. "É provável que esta programação seja estendida, não somente para atender a demanda reprimida, mas também para tentar zerar a fila em todas as especialidades cirúrgicas que o Hospital Ophir Loyola atende. Por meio do convênio com a rede privada pretendemos realizar as cirurgias durante a semana, e aos finais de semana realizar de 15 a 20 procedimentos cirúrgicos no HOL", ressalta João de Deus.O Hospital Ophir Loyola atende pacientes encaminhados de todos os municípios paraenses

Outras unidades de saúde da rede pública estadual também adotaram a estratégia de otimizar a realização de procedimentos cirúrgicos, a exemplo do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, que de 18 de abril a 30 de junho deste ano alcançou a marca de 801 procedimentos.

O Hospital Ophir Loyola é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que atende pacientes encaminhados de todo o Estado, com 100% de sua capacidade destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em março deste ano, fez parte do plano de contenção do governo do Estado, ao disponibilizar leitos exclusivos para pacientes de Covid-19.

Leia mais:

https://agenciapara.com.br/noticia/25666/