Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2021

Ações integradas de segurança garantem tranquilidade a frequentadores de Salinas

Nas estradas, à beira-mar e pelo ar, agentes de órgãos estaduais atuam contra a criminalidade e atitudes abusivas

Por Walena Lopes (SEGUP)
24/07/2021 18h19

A movimentação é intensa no penúltimo final de semana de julho em Salinópolis, na região Nordeste, especialmente na Praia do Atalaia, a mais frequentada. Neste sábado (24), ações de segurança, no âmbito da Operação Verão 2021, foram realizadas para garantir maior tranquilidade e entretenimento seguro aos frequentadores, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).Guarda-vidas na Praia do Atalaia orientam banhistas e ficam atentos à subida da maré

“Estamos com nossas equipes de agentes reforçada no município para prestar apoio, tanto nas ocorrências criminais quanto na fluidez do trânsito, na fiscalização de estabelecimentos, atendendo às determinações do decreto com as normas de combate à Covid-19, além da fiscalização do uso abusivo de sons automotivos, que causam poluição sonora e perturbação do sossego. Contamos ainda com as equipes que monitoram os banhistas na faixa de areia e nas águas, para proporcionar uma diversão mais prudente. Nossos agentes do Graesp (Grupamento Aéreo) também monitoram a praia pelo ar, ampliando assim o nosso alcance para evitar acidentes e identificar pontos mais críticos, para que possamos agir de forma estratégica”, disse o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas.A sinalização com bandeirolas na extensão da praia ajuda a organizar o tráfego de veículos

Fluxo - Na faixa de areia, o fluxo de trânsito é ordenado em mais de dois quilômetros, com bandeirolas que auxiliam na sinalização nos dois sentidos da praia, para que banhistas e motoristas possam trafegar com segurança na areia. Agentes do Detran (Departamento de Trânsito) garantem maior fluidez de veículos e orientam frequentadores da praia. 

O trabalho integrado de segurança é coordenado pela Segup Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar atuam em toda a extensão da Praia do Atalaia, resguardando o banho e o entretenimento dos frequentadores, além de orientá-los quanto à movimentação da maré, a fim de evitar transtornos e acidentes nas águas.

Pelo ar, a segurança é reforçada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que conta com um helicóptero e uma equipe de apoio, realizando sobrevoos nos pontos mais agitados e atendendo ocorrências, a fim de combater a criminalidade e monitorar carros que atolam em virtude da rápida subida da maré.

“Todas as ações desenvolvidas são para atender a população e garantir um verão mais seguro para os turistas”, reforçou o coronel Alexandre Mascarenhas.