Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Barco Hospital realiza mais de 21 mil atendimentos em cidades do Baixo Amazonas

Por Melina Marcelino (SESPA)
26/07/2021 17h08

“Vim em busca de uma consulta com ginecologista, estou entrando na menopausa, e já faz dois anos que esperava por uma consulta com especialista, pois aqui a gente não tem acesso. Mas com a chegada do Barco Hospital eu aproveitei a oportunidade e a consulta foi ótima”, relata Rosa Maria de Souza, de 49 anos, agente comunitária de saúde, em Terra Santa, Baixo Amazonas, cidade em que o Barco Hospital Papa Francisco está ancorado desde o dia 23 de julho, oferecendo atendimento médico para a comunidade.

Desde a retomada dos atendimentos no final de junho, já foram realizados 21.686 atendimentos. O Barco já passou por Alenquer, Faro e Curuá onde foram realizadas 153 cirurgias de baixa e média complexidade, 7398 exames, 1039 consultas e procedimentos odontológicos, 1060 consultas clínicas, dentre outros atendimentos. De fevereiro a maio, o atendimento no barco foi destinado exclusivamente aos casos de Covid-19.

O perfil original do Barco Hospital é atender pacientes nas áreas de cirurgia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, ginecologia, radiologia e odontologia, possibilitando também à população os serviços de exames laboratoriais e de imagem, entrega de medicação e internação.

“O Barco Hospital está dando andamento à demanda reprimida de consultas com especialistas e cirurgias eletivas nos municípios da região da Calha Norte, onde havia uma fila muito grande e agora o Barco vai continuar fazendo uma excelente trabalho levando atendimento de qualidade para a população”, salientou o titular da Saúde, Rômulo Rodovalho.

Para receber atendimento no Barco Hospital, os pacientes são cadastrados pela Secretaria de Saúde dos Municípios, na faixa etária de 7 a 45 anos, sem comorbidades. 

“Com muita satisfação nós da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, juntamente com a Sespa, Centro Regional do Governo do Baixo Amazonas, e 9ª Regional de Saúde, estamos ofertando atendimentos médicos, exames e cirurgias  de baixa e média complexidade. Assim juntando forças com cada secretaria de Saúde local para juntos dar uma resposta positiva para os que procuram atendimento do Barco Hospital”, avalia Frei Joel Souza, coordenador do Barco Hospital.

PROGRAMAÇÃO

A programação de atendimento das embarcações está marcada para até o fim de outubro, com o seguinte calendário: 22 a 27/07 – Terra Santa; 06 a 11/08 - Aveiro; 20 a 25/08 - Belterra; 03 a 08/09 - Óbidos; 23 a 28/09 - Prainha; 08 a 13/10 - Monte Alegre; 22 a 27/10 - Almeirim.