Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Uepa inscreve para Aluno Especial

27/07/2021 15h22 - Atualizada em 27/07/2021 16h51

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) abre as inscrições, até a próxima quinta-feira (29), aos interessados em cursar disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado como alunos especiais. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo endereço eletrônico https://paginas.uepa.br/pcambientais.

Os alunos especiais são autorizados a realizar matrícula em disciplinas do PPG, sem terem vínculo com o Programa como alunos efetivos, o que só é possível com o ingresso por meio de Processo Seletivo. Ao todo, são ofertadas 160 vagas, destinadas a alunos graduados em qualquer área de conhecimento. Cada candidato poderá se inscrever em até duas disciplinas. As aulas serão ministradas de maneira presencial, remota e híbrida, com carga horária de 45h. E quem optar pelas disciplinas presenciais terá que estar em Belém para assistir as aulas.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem anexar os documentos exigidos nos critérios de classificação, entre eles o histórico e diploma do curso de graduação, bem como o requerimento de matrícula de aluno especial.

De acordo com o coordenador do PPG, professor Altem Pontes, o objetivo desse processo de seleção é atender a demandas de graduandos e pós-graduandos, para que eles tenham conhecimento sobre todas as áreas que integram um Programa interdisciplinar como o PPGCA. "Com isso, amplia-se a discussão sobre temas ambientais, pois com representantes de instituições de ensino e pesquisa diferentes, as disciplinas do Programa tornam-se menos endógenas", explica.

Por Ize Sena (UEPA)