Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup apresenta balanço do quarto final de semana de Operação Verão 2021

Mais de 18 mil abordagens foram realizadas pelos órgãos de segurança

Por Governo do Pará (SECOM)
27/07/2021 18h49

Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou o balanço operacional do quarto e penúltimo final de semana de julho, de 23 a 25, com as ações integradas dos órgãos de segurança pública durante a Operação Verão 2021, que encerra no próximo dia 2 de agosto.
Segundo o relatório apresentado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, durante o período acima mencionado, em comparação aos anos anteriores, houve quedas consideráveis em relação a furtos e roubos no Estado, resultado do reforço do efetivo e da integração entre as forças.

Em furtos, os índices deste último final de semana apontam uma queda de 52% em relação ao mesmo período de 2020, e em relação a 2019, quando não havia restrições, a redução fica em 71%. Já em relação a roubos, 2021 apresenta queda de 50% em relação ao ano passado, e de 63% se comparar a 2019.

Para o coronel PM Alexandre Mascarenhas, secretário adjunto de Operações, apesar do volume de turistas e veranistas ter sido maior no último final de semana, as forças de segurança pública do Estado juntamente com os órgãos parceiros, de forma integrada, conseguir conter os crimes contra o patrimônio. 

“Nesse quarto final de semana, por exemplo, em relação ao mesmo período de 2020 nós tivemos uma diminuição de 52% no número de roubos e de 50% no número de furtos, ou seja, isso demonstra que o planejamento executado pela Secretaria de Segurança Pública, juntamente com os órgãos do sistema, tem dado certo e a atuação integrada das forças aliada aos recursos de inteligência que estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, também tem dado fruto no sentido de conter a alta da criminalidade em relação a patrimônio”, salientou.

Para o último final de semana do mês, o sistema já realiza os preparativos para aguardar um volume ainda maior de pessoas já que costumeiramente é um período que concentra um deslocamento maior da população, aponta o coronel.

“O sistema de segurança pública está a postos, dispondo de recursos humanos e logísticos pra dar proteção para os veranistas no final de semana. Vamos aumentar o número de fiscalização, principalmente para que sejam obedecidos os critérios e as restrições embutidas no decreto do Governo do Estado e também para dar segurança à população, evitando cometimento de crimes e tirar do seio da sociedade elementos que são contumazes na prática de delitos, sejam contra o patrimônio, seja contra a vida de pessoas”, destaca.

Produtividade - As ações realizadas pelos órgãos policiais e de defesa social alimentaram o sistema organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago) da Segup, que reúne e consolida a produtividade de cada órgão. Da última sexta-feira (23), até o último domingo (25), foi registrado, no Estado, um total de 18.362 abordagens, sendo destas: 16.494 a transeuntes; 490 a veículos; 658 a motociclistas; 416 em ônibus; e sete em embarcações fluviais. Foram efetuadas nove prisões e 283 apreensões e fiscalizações.

Agentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil registraram 39 acidentes por animais aquáticos; sete afogamentos não fatais; 131 atendimentos pré-hospitalares e a localização de 32 crianças. Também foram reforçadas as recomendações sanitárias para conter a Covid-19, com orientações para 4.456 pessoas nos balneários, além da distribuição de 1.312 pulseiras de identificação para crianças.

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realizou 12 exames de balística; 5 de perícia veicular e 10 de lesão corporal. Foram arbitradas 41 fianças por agentes da Polícia Civil e 95 procedimentos instaurados, além de 349 boletins registrados e 5 mandados de prisão emitidos. O Departamento de Trânsito registrou 700 autos de infração, 91 infrações com base no artigo 165 do Código de Trânsito.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)