Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Recursos do 'Sua Casa' beneficiam 85 famílias em Santa Maria das Barreiras

Foram beneficiadas famílias das comunidades Nova Esperança, São João Batista, Chapada Vermelha, Novo Horizonte, Agrovila e do distrito de Casa de Tábuas

Por Ronan Frias (DETRAN)
28/07/2021 18h12

Governador Helder Barbalho no ato de entrega dos benefícios para dezenas de famílias em Santa Maria das BarreirasO programa habitacional do Governo do Pará, executado pela Companhia de Habitação do Estado (Cohab), beneficiou 85 famílias carentes do distrito Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, município do Sul do Estado, com o repasse de recursos do "Sua Casa", nesta quarta-feira (28). O programa concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de moradias.

"Nós estamos trabalhando diuturnamente para que esse Estado seja cada vez melhor, que produza cada vez mais, e naquilo que couber ao governo do Estado, contem com a gente", afirmou o governador Helder Barbalho, que participou da entrega dos benefícios a famílias em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria das Barreiras. Os beneficiados residem nas comunidades Nova Esperança, São João Batista, Chapada Vermelha, Novo Horizonte, Agrovila e no distrito de Casa de Tábuas.

O cadastro atende a critérios estabelecidos em leiUma das contempladas foi Lucilei Felícia Santos, que recebeu o benefício para construir sua casa. Ela disse que sempre teve fé em conseguir ajuda para a construção. “Eu sempre orei a Deus pedindo essa ajuda, e hoje estou muito grata por Ele me permitir alcançar essa vitória. Vou construir a minha casa e ser muito feliz dentro dela”, afirmou Lucilei Santos, muito emocionada após receber o documento de acesso ao recurso.

Comprovação - O benefício habitacional é pago em duas parcelas. A parcela final é liberada após a comprovação de que a primeira foi utilizada corretamente. Algumas famílias contempladas hoje receberam a parte final do auxílio, entre elas a dona de casa Núbia de Jesus Dutra. “Quando chove, a minha casa alaga. Eu sempre pedi pra Deus me ajudar a ter uma casa. Hoje eu fiquei muito feliz, porque eu sabia que aqui estava o começo do meu sonho, e eu vou poder terminar de construir a minha cara. Com fé em Deus vai dar tudo certo. Receber essa segunda parcela é muito gratificante”, contou Núbia.Para Núbia de Jesus Dutra, o benefício é o "começo de um sonho"

De acordo com a Cohab, a iniciativa consiste na concessão de dois benefícios, para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. “Nós estamos realizando a determinação do governador Helder de que o ‘Sua Casa’ deve atender, prioritariamente, as famílias que mais precisam. Além disso, a orientação do governador é que a gente garanta que essa ajuda para construir e reconstruir chegue a todas as regiões do Pará”, ressaltou Orlando Reais, presidente da Companhia de Habitação.

O valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até R$ 21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Critérios - Para se inscrever no “Sua Casa” é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos, não possuir outro imóvel; ser maior de 18 anos ou emancipado; ter família constituída com no mínimo dois integrantes, e não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal. Também é necessário comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos. As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.A moradora Lucilei Felícia Santos recebeu o benefício para construir sua casa

Para garantir a inscrição ao programa os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a primeira etapa, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica feita pelo setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa Sua Casa podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.