Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREAMAR DA CRIATIVIDADE

Casa das Onze Janelas recebe feira de artesanato e cultura alimentar

Programação da Secult inicia neste domingo (01), na Praça da Fonte, em Belém

Por Iego Rocha (SECULT)
30/07/2021 11h02

No próximo dia 1º de agosto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), dá início ao Preamar da Criatividade. A feira criativa será realizada na Praça da Fonte, localizada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, das 9h às 18h, e contará com um show de música instrumental, apresentado pelo artista Minni Paulo Medeiros, às 17h. Também ocorrerá o “Domingo da Gratuidade”, com entrada franca em vários museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).

A feira abrange 10 empreendimentos, voltados para cultura alimentar, moda autoral, acessórios e cosméticos. De acordo com Loli Furtado, produtora do evento, o objetivo é valorizar a produção local. “São produtos de decoração e acessórios, que carregam em suas peças a identidade local, sustentável e financeiramente acessível. A maior parte das artistas são mulheres, que vivem 100% do artesanato que produzem. Ter esse espaço de divulgação é de grande importância para alavancar suas vendas e dar visibilidade para essas produções, que são únicas e exclusivas”, destacou a organizadora.

Para compor a programação, o músico Minni Paulo Medeiros preparou um repertório completamente autoral, com músicas novas e antigas, incluindo “Festa no cúria”, “Wetewapary”, “Voar”, “Dança nativa” e várias outras. Ele se apresenta na Praça das Fontes a partir das 17h, para embalar a experiência dos visitantes durante o pôr do sol. “Estou com a maior expectativa, pois é a primeira vez que toco com meu grupo depois que começou a pandemia. Para mim é um recomeço”, disse o artista, que tem mais de 50 anos de carreira. 

Domingo da Gratuidade 

No dia 1º de agosto, também ocorre o “Domingo da Gratuidade”, um projeto que amplia o acesso aos museus do Estado sempre no primeiro domingo de cada mês. A iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secult, permite entrada gratuita da população em geral no Museu de Arte sacra; Museu do Encontro, no Forte do Castelo; Casa das Onze Janelas; Museu do Círio; Museu de Gemas; Memorial Amazônico da Navegação, Mangal das Garças; e Memorial do Porto, na Estação das Docas. 

“Unir no mesmo dia uma feira criativa e o Domingo da Gratuidade no nosso Sistema de Museus em um momento de retorno gradual à normalidade de ocupação de nossos aparelhos é razão de muita satisfação para nossa equipe. Nossos esforços serão na direção de tornar consistente essa programação em nosso Centro Histórico”, frisou Yvens Penna, assessor de economia criativa da Diretoria de Cultura da Secult.

Serviço:
Preamar da Criatividade 
Data: 1º de agosto de 2021
Hora: 9h às 18h
Show ao vivo (Minni Paulo Medeiros): 17h
Local: Casa das Onze Janelas
Entrada franca